-
Being and becoming a teacher in an induction context: relations between teaching, research and extension||Ser y devenir docente en un contexto de inducción: relaciones entre docencia, investigación y extensión||Ser e tornar-se professor em contexto de indução: relações entre ensino, pesquisa e extensão
- Voltar
Metadados
Descrição
The article brings to the discussion narratives of 16 beginning teachers who participated in a research-training with indications of professional induction. This study aimed to understand who these teachers are, the meanings about being and becoming a teacher in the scope of research-training and the relations between teaching, research and extension that went through this process. Methodologically, it is guided by narrative research as a (self)biographical activity, and theoretically relies on Cochran-Smith's (2012) ideas; Cruz and Lahtermaher (2022); Moita and Andrade (2009), among others. The narratives indicated meanings of encounters, searches and sharing made possible by research-training, as well as interconnections with social reality, the construction of knowledge and the relationship with the university in the indissociability between teaching, research and extension.||El artículo discute las narrativas de 16 profesores principiantes que participaron de una formación-investigación con evidencias de inducción profesional. Tuvo como objetivo comprender quiénes son estos profesores, los significados de ser y devenir profesor en el contexto de la formación en investigación y las relaciones entre docencia, investigación y extensión que atravesaron ese proceso. Metodológicamente, se guía por la investigación narrativa como actividad (auto)biográfica y, teóricamente, se fundamenta en las ideas de Cochran-Smith (2012); Cruz y Lahtermaher (2022); Moita y Andrade (2009), entre otros. Las narrativas indicaron significados de encuentros, búsquedas y compartir posibilitados por la investigación-formación, así como interconexiones con la realidad social, la construcción del saber y la relación con la universidad en la indisociabilidad entre docencia, investigación y extensión.||O artigo traz à discussão narrativas de professores iniciantes que participaram de uma pesquisa-formação como estratégia de indução docente. Objetivou compreender quem são esses professores, os sentidos sobre ser e tornar-se professor durante a pesquisa-formação e as relações entre ensino, pesquisa e extensão que atravessaram esse processo. Metodologicamente, se orienta pela pesquisa narrativa enquanto atividade (auto)biográfica e, teoricamente, se apoia nas ideias de Cochran-Smith (2012); Cruz e Lahtermaher (2022), Moita e Andrade (2009), entre outros. As narrativas indicaram sentidos de encontros, buscas e partilhas possibilitadas pela pesquisa-formação, bem como interligações com a realidade social, a construção do conhecimento e a relação com a universidade na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Cruz, Giseli Barreto da | Souza, Letícia Oliveira | Fernandes, Ingrid Cristina Barbosa | Rodrigues, Roberta Pereira de Paula
Data
31 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/60977 | 10.23925/1809-3876.2024v22e60977
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista e-curriculum; Vol. 22 (2024): Fluxo contínuo; e60977 | Revista e-Curriculum; v. 22 (2024): Fluxo contínuo; e60977 | 1809-3876
Assuntos
teacher induction | beginner teacher | university extension | research-training | inducción docente | maestro novato | extensión universitaria | investigación-formación | indução docente | professor iniciante | extensão universitária | pesquisa-formação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion