Descrição
This paper intends to demonstrate how the photography may be an object of historical analysis. It intends to suggest that the imagetical document is a representation, i.e., a construction of conceptions since spaces, times and social places replete of particularity. Thus, it’s necessary understand the iconographic sources focusing their authors, their position in the social game, the appropriation that perform of conventions, the ways that utilize to reproduce the cultural artifacts and the publics for whom these artifacts are destined, that attribute new means to the works. Besides, it’s necessary to understand the articulations of iconic signs within the photographical language.||Este artigo tem por objetivo demonstrar como a fotografia pode ser objeto de análise histórica. Pretende-se sugerir que o documento imagético é uma representação, ou seja, umaconstrução de concepções a partir de espaços, tempos e lugares sociais perpassados de especificidade. Desta forma, é necessário compreender as fontes iconográficas tendo em vista os autores, sua posição no jogo social, a apropriação que realizam de convenções, os meios que utilizam para reproduzir os artefatos culturais e os públicos aos quais estes se destinam, que atribuem novos sentidos às obras. Além disso, é preciso compreender as articulações dos signos icônicos no interior da linguagem fotográfica.