-
Between the artist and the artisan||Entre o artista e o artesão
- Voltar
Metadados
Descrição
The music nationalization proposed by Brazilian Modernism through the appropriation of cultivated musical elements of popular music and folklore by classical composers implies an identification with national musicality and involves the creation of a national sense and feeling within an art, which, according to a Kantian view, is considered unintelligible and uninteresting. Our goal is to understand the implications of the concept of aesthesis in Mário de Andrade’s nationalism. In Andrade’s work, aethesis recovers the etymological sense of “aisthesis”, by going against its subordination to the model of representation and contemplation, highlighting sensitivity, and, as a consequence, the body. As a refusal of representation and contemplation, aesthesis also indicates a reconciliation between art and life, eventually revealing a social interest. Andrade’s. By proposing a sense of community, Andrade goes against both the national ontology sustained by positivist racial theories, and the official nationalism of the Brazilian Revolution of 1930.||A nacionalização musical proposta pelo modernismo brasileiro por meio da apropriação erudita de elementos do cancioneiro popular e do folclore implica a identificação com uma musicalidade nacional e subentende a construção de um sentido e de um sentimento nacional no interior de uma arte caracterizada, segundo uma concepção kantiana, pelo desinteresse e pela ininteligibilidade. Objetivamos compreender as implicações do conceito de estesia no nacionalismo musical marioandradino. Em Andrade, a estesia recupera a etimologia de “aisthesis” contra a sua subordinação ao modelo da representação e da contemplação, evidenciando a sensibilidade e, por conseguinte, o corpo. Como recusa da representação e da contemplação, a estesia designa uma reconciliação da arte com a vida, revelando, ao fim, um interesse eminentemente social. Ao propor um senso de comunidade, Andrade contraria tanto a ontologia nacional sustentada em teorias raciais positivistas quanto o nacionalismo oficial do Estado Novo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Breunig, Tiago Hermano
Data
15 de dezembro de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Fonte
FronteiraZ. Journal of the Postgraduate Studies in Literature and Literary Criticism Program; No. 17 (2016); 225-241 | FronteiraZ. Revista del Programa de Estudios Posgrado en Literatura y Crítica Literaria; Núm. 17 (2016); 225-241 | FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária; n. 17 (2016); 225-241 | 1983-4373
Assuntos
Mário de Andrade | Folclore | Artesanato | Nacionalização musical | Mário de Andrade | Folklore | Handicraft | Musical nationalization
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | avaliação pelos pares