Descrição
This paper shows a didactical approach of “A Terceira Margem do Rio”, one of the most famous short stories written by Guimarães Rosa. In this context, we suggest some aspects to approach this text at the High School level, including possible evaluation activities. Based on different theoretical sources - which combines official documents as PCN (National Curriculum Parameters) and OCEM (Curriculum Orientations of High School), some authors who think about literary teaching as Vincent Jouve and different critical works about “A Terceira Margem do Rio” -, we intend to highlight the importance of literature in the school, where teacher develops a specific role, even crucial.||Este artigo propõe uma abordagem didática para “A Terceira Margem do Rio”, um dos mais famosos contos de Guimarães Rosa. Neste contexto, sugerem-se alguns aspectos para a sua abordagem no Ensino Médio, bem como algumas possíveis atividades de avaliação. Baseado em diferentes fontes teóricas - que combinam documentos oficiais como os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e as OCEM (Orientações Curriculares para o Ensino Médio), alguns estudiosos do ensino de literatura como Vincent Jouve e diferentes trabalhos críticos sobre “A Terceira Margem do Rio” - , o texto pretende destacar a importância da literatura na escola, na qual o professor desempenha um papel específico e mesmo crucial.