Descrição
This study shows the institutional trajectory of the Paulista Museum during the 1930s, essentially in the relation with the visibility processes of its scientific and historical projects. Photography and prints are treated as central points of this process, in which the photographic laboratory and the publication of the Revista do Museu Paulista play a key role in sustaining it. Parallelly, the study focuses on its precarious financial condition, which prevented rapid access to the needed resources to maintain the international prestige. The debate is in between the visual culture and the intellectual history of the first half of the 20th century.||Este artigo busca apresentar a trajetória institucional do Museu Paulista durante a década de 1930, essencialmente na relação com os processos de visibilidade de seus projetos científicos e históricos. A fotografia e os impressos são tratados como pontos centrais desse processo, em que o laboratório fotográfico e a publicação da Revista do Museu Paulista cumprem um papel fundamental para a sua sustentação. Em paralelo, destaca-se a situação orçamentária, que impedia o rápido acesso aos recursos necessários para a manutenção do prestígio internacional. O debate se equaciona em torno da cultura visual e da história intelectual da primeira metade do século XX.