-
Black as sign of quality and distinction in food packaging communication||Lo negro como signo de cualidad y distinción en la comunicación de empaque de alimentos||O preto como signo de qualidade e distinção na comunicação da embalagem de alimentos
- Voltar
Metadados
Descrição
This research discusses the symbolic content broadcasted on food packaging communication, focusing on the role played by colors in constructing visual messages. It is based on doctoral research in which packages of ten distinct colors were examined. The color language was investigated as a sign system. The study was based on Saussurre theory as well as on classifications and analysis models proposed by Peirce and by Groupe µ. This article is a cutout of the color spectrum examined in the thesis, describing the results for black color and analyzing its symbolic role in the construction of product’s high quality image. It is concluded that black packaging and labels reflect developments of mass taste for luxury in processed foods consumption, reproducing signs of social distinction.||Esta investigación aborda el contenido simbólico vehiculado en la comunicación del empaque de alimentos, enfocado en el papel desempeñado por los colores en la construcción del mensaje visual. Se basa en resultados de una pesquisa de doctorado en la que fueron examinados empaques de diez colores distintos. Se investigó el lenguaje de los colores como un sistema de signos, apoyándose en la teoría de Saussure y en modelos de clasificación y análisis propuestos por Peirce y por el Grupo µ. Este artículo hace una aproximación al espectro de los colores examinados en la tesis, describiendo los resultados obtenidos para el color negro y analizando su función simbólica en la construcción de la imagen de excelencia de los productos. Se concluye que los empaques y rótulos negros reflejan desdoblamientos de la masificación del gusto por el lujo en el consumo de alimentos industrializados, reproduciendo signos de distinción social. ||Esta pesquisa aborda o conteúdo simbólico veiculado na comunicação da embalagem de alimentos, focando no papel desempenhado pelas cores na construção da mensagem visual. Baseia-se em resultados de pesquisa de doutorado em que foram examinadas embalagens de dez cores distintas. Investigou-se a linguagem das cores como um sistema de signos, apoiando-se na teoria de Saussure e em modelos de classificação e análise propostos por Peirce e pelo Groupe µ. Este artigo faz um recorte do espectro de cores examinadas na tese, descrevendo os resultados obtidos para a cor preta e analisando sua função simbólica na construção da imagem de excelência dos produtos. Conclui-se que as embalagens e rótulos pretos refletem desdobramentos da massificação do gosto pelo luxo no consumo de alimentos industrializados, reproduzindo signos de distinção social.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pereira, Carla
Data
2 de janeiro de 2017
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/23706 | 10.15448/1980-3729.2017.1.23706
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Revista FAMECOS
Fonte
Revista FAMECOS; Vol. 24 No. 1 (2017); ID23706 | Revista FAMECOS; Vol. 24 Núm. 1 (2017); ID23706 | Revista FAMECOS; v. 24 n. 1 (2017); ID23706 | 1980-3729 | 1415-0549 | 10.15448/1980-3729.2017.1
Assuntos
Color symbolism | Visual communication | Packaging design | Visual communication | Simbolismo de los colores | Comunicación visual | Diseño de empaques | Comunicación visual | Simbolismo das cores | comunicação visual | design de embalagens | design e cultura | comunicação visual | embalagens de alimentos | simbolismo das cores
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion