-
BNCC perspective skills: an analysis in the light of freirean pedagogy||Las perspectivas de competências em la BNCC: un analisis a la luz de de la pedagogía freireana||As perspectivas de competências na BNCC: uma análise à luz da pedagogia Freireana
- Voltar
Metadados
Descrição
The aim of this paper was to analyze the general competences presented at the BNCC for the final years of elementary school and to investigate if Freire's pedagogy presents alternatives for overcoming and confronting neo-conservative policies, based on a qualitative documentary research, which was used as its main objective. Theoretical framework Paulo Freire and his epistemological and pedagogical contributions regarding the categories critical education, collectivity and awareness, guided by the following research question: “Can Freire's pedagogy be a source of resistance to the instrumentalism present in the neoconservativeism proposed in the BNCC?”. In this way, it was possible to identify the competences that have characteristics that are contrary to a broader and critical understanding, based on Freire's (1987) understanding of critical and awareness education. ||Buscamos analizar, em este trabajo, las competências generales presentadas em la BNCC para os últimos años de la Enseñanza Fundamental e investigar si la pedagogia freireana presenta alternativas para la superación y enfrentamento de las políticas neoconservadoras, a partir de uma investigación documental de corte cualitativo, naturaliza, quien tomó como principal referente teórico a Paulo Freire y sus aportes epistemológicos y pedagógicos em torno a las categorias educación crítica, colectividad e conciencia, guiados por la seguiente pergunta de investigación: “La pedagogia freireana puede ser fuente de resistência al isntrumentalismo presente em el neoconservadurismo propuesta em la BNCC?”. De esta forma, fue posible identificar que las competências tienen características adversas a uma comprensión más amplia y crítica, a partir de la comprensión de Freire (1987) sobre lá educación crítica y conciente. ||Buscou-se analisar, neste trabalho, as competências gerais apresentadas na BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental e investigar se a pedagogia freireana apresenta alternativas para a superação e enfrentamento de políticas neoconservadoras, a partir de uma pesquisa documental de cunho qualitativo, que utilizou como principal referencial teórico Paulo Freire e suas contribuições epistemológicas e pedagógicas a respeito das categorias educação crítica, coletividade e conscientização, norteada pela seguinte questão de pesquisa: “a pedagogia freireana pode ser uma fonte de resistência ao instrumentalismo presente no neoconservadorismo proposto na BNCC?”. Dessa forma foi possível identificar que as competências apresentam características avessas a uma compreensão mais ampla e crítica, fundamentada na compreensão de educação crítica e conscientizadora de Freire (1987).
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pinto Rieger Hipler, Elis Laura | Tiede Fraga, Lídice | Gouvêa da Silva, Antonio Fernando
Data
7 de julho de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15798 | 10.5585/eccos.n61.15798
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 61: Dossiê 61 - Cidades Educadoras; e15798 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Freire | BNCC | Skills. | Freire | BNCC | Habilidades | Freire | BNCC | Competências.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion