-
BNDES loan concessions for public education||Subvenciones de préstamos del BNDES para la educación pública||As concessões de empréstimos do BNDES para a educação pública
- Voltar
Metadados
Descrição
The scope of the present work is to demonstrate that the investment in the area of Public Education, coming from the BNDES, allows for equality, in relation to methods and learning, of Private School students with State School students, in High School, especially with the current format and the offer of training itineraries. Such an ideal is justified, since admission to Higher Education is, each year, completed by students from private schools, mainly the most prestigious universities, and the State does not provide subsidies for other candidates to have previous preparation, that is, during high school, making college a path for few to follow. Thus, education is also seen as crucial for social development, as it allows, by forming the citizen, he will have more possibilities for social ascension and, with that, reduce crime, increase political awareness, improving democracy, among other social advantages. Thus, the performance of the BNDES, which in the educational area has been relatively timid, may be a bias that would provide equality among its peers, ensuring that the constitutional concepts of justice and equality are also fulfilled. Therefore, a literature review will be carried out, based on the deductive method and qualitative approach.
Keywords: BNDES. High school. Training Itineraries.||El alcance de este trabajo es demostrar que la inversión en el área de Educación Pública, proveniente del BNDES, permite que haya igualdad, en relación a los métodos y al aprendizaje, entre los estudiantes de las Escuelas Privadas y los de las Escuelas Públicas, en Bachillerato, especialmente con el formato actual y la oferta de itinerarios formativos. Este ideal se justifica, ya que el ingreso a la Educación Superior es ocupado cada año por estudiantes de colegios privados, principalmente de las universidades más reconocidas, y el Estado no brinda subsidios para que otros candidatos tengan preparación previa, es decir, durante la escuela secundaria, haciendo de la universidad un camino a seguir para pocos. Así, la educación también es vista como crucial para el desarrollo social, ya que permite a los ciudadanos tener más posibilidades de avance social capacitándolos, reduciendo así la delincuencia, aumentando la conciencia política, mejorando la democracia, entre otras ventajas sociales. Así, el desempeño del BNDES, que en el área educativa ha sido relativamente tímido, podría ser un sesgo que garantice la igualdad entre sus pares, garantizando que los conceptos constitucionales de justicia e igualdad también sean respetados. Por lo que se realizará una revisión bibliográfica, basada en el método deductivo y enfoque cualitativo.
Palabras clave: BNDES. Escuela secundaria. Itinerarios de Formación.||O escopo do presente trabalho é o de demonstrar que o investimento na área da Educação Pública, vindo do BNDES, permite que haja igualdade, em relação aos métodos e aprendizagem, dos alunos da Escola Particular com os da Estadual, no Ensino Médio, especialmente com o atual formato e com a oferta dos itinerários formativos. Tal ideal se justifica, uma vez que, o ingresso ao Ensino Superior é, a cada ano, preenchido por estudantes oriundos de escolas particulares, principalmente, as mais conceituadas universidades e, o Estado, não proporciona subsídios para que os demais candidatos tenham preparação anterior, ou seja, durante o Ensino Médio, fazendo com que a faculdade seja um caminho para poucos trilharem. Assim, a educação é vislumbrada como crucial, também, para o desenvolvimento social, pois permite com que, ao formar o cidadão, esse terá mais possibilidades de ascensão social e, com isso, reduziria a criminalidade, aumentaria a consciência política, melhorando a democracia, entre outras vantagens sociais. Assim, a atuação do BNDES, que na área educacional tem sido relativamente tímida, pode ser um viés que proporcionaria igualdade entre seus pares, garantindo que seja cumprido, também, os conceitos constitucionais de justiça e igualdade. Logo, será realizado uma revisão de literatura, com base no método dedutivo e no enfoque qualitativo.
Palavras-chave: BNDES. Ensino Médio. Itinerários Formativos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Morilhe Leonardo, Francisco
Data
23 de fevereiro de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22721 | 10.5212/PraxEduc.v.19.22721.003
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Práxis Educativa; Vol. 19 (2024): Publicação contínua; 1-14 | Práxis Educativa; Vol. 19 (2024): Publicação contínua; 1-14 | Práxis Educativa; V. 19 (2024): Publicação contínua; 1-14 | Práxis Educativa; v. 19 (2024): Publicação contínua; 1-14 | 1809-4309 | 1809-4031
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion