Descrição
The following work analyzes the First Conference of Physical Education Teachers held in the city of Buenos Aires in 1942. From the perspective of the social and cultural history, we think of the event - the first of its kind in Argentina - as a place that allows to identify common narratives, dominant sense logics, thematic discontinuities and points of discord about the education of the movement. Likewise, we explore the event as a sounding board that makes tensions, agreements and conflicts visible between people, organizations and groups of specialists or experts. Our hypothesis suggests that the event (with continuities and ruptures of meanings in the discourses, knowledge and practices of the physical education) legitimized certain actors, occupational groups, proposals and institutions above others.||el siguiente trabajo analiza la Primera Conferencia de Profesores de Educación Física realizada en la ciudad de Buenos Aires en 1942. A partir de la historia social y cultural, pensamos al evento -el primero en su tipo en la Argentina- como un lugar que permite identificar narrativas en común, lógicas de sentido dominantes, discontinuidades temáticas y puntos de discordia sobre la educación del movimiento. Asimismo, exploramos el evento como una caja de resonancia que visibiliza tensiones, acuerdos y conflictos entre personas, organizaciones y grupos de especialistas o expertos. Nuestra hipótesis sugiere que el evento con continuidades y rupturas de sentidos en los discursos, saberes y prácticas de la educación física, legitimó a ciertos actores, grupos ocupacionales, propuestas e instituciones por encima de otras.||O trabalho analisa a Primeira Conferência de Professores de Educação Física realizada na cidade de Buenos Aires em 1942. A partir da história social e cultural, pensamos no evento -o primeiro do gênero na Argentina- como um espaço que permite identificar narrativas comuns, lógicas dominantes, descontinuidades temáticas e pontos de discórdia sobre a educação do movimento. Da mesma forma, exploramos o evento como uma caixa de ressonância que torna visíveis tensões, acordos e conflitos entre pessoas, organizações e grupos de especialistas. Nossa hipótese sugere que o evento com continuidades e rupturas de significados nos discursos, conhecimentos e práticas de educação física legitimava certos atores, grupos ocupacionais, propostas e instituições acima do outros.