Descrição
In June 2012, a series of wroth manifestations were posted on Facebook, contrary to the placement of the logo of an advertisement launched by the company Bombril. The piece in question was based on the silhouette of a woman with curly hair, which led to immediate negative associations, for a portion of users / consumers, between the hair of African origin and the product. This article aims to propose a reflection on the construction of ethos on advertising from the stereotype as a strategy of representation, using the theoretical assumptions that underlie the discussions about the ethos enunciative, consumption and representation of identity in new contexts of technology and sociability.||Em junho de 2012, um conjunto de manifestações foram divulgadas no Facebook, contrárias à veiculação do logo de uma peça publicitária lançada pela empresa Bombril. A peça em questão era baseada na silhueta de uma mulher de cabelos crespos, o que levou a associações negativas imediatas, por uma parcela de usuários/consumidores, entre o cabelo de origem africana e a palha de aço. O presente artigo visa propor uma reflexão a respeito da construção do ethos publicitário a partir do estereótipo como estratégia de representação, recorrendo a pressupostos teóricos que fundamentam as discussões a respeito do ethos enunciativo, do consumo e da representação identitária em novos contextos de tecnologia e sociabilidade.