-
Brasília e a invenção da arquitetura-arte:: transformações estéticas na noção espacial da obra de arte
- Voltar
Metadados
Descrição
O advento das instalações e de obras que visam à interação com o público, criando ambientes que envolvem percepções sinestésicas, estão presentes nas mais célebres bienais e exposições de arte pelo mundo. A arquitetura e a arte brasileiras contribuíram bastante para a mudança espacial da obra de arte. O modernismo brasileiro forjou o discurso de ampliação dos princípios das artes plásticas para a construção da cultura nacional. A dimensão construtiva das artes plásticas refletiu-se na ampliação da criação plástica dos singelos quadros de cavalete burgueses para os murais sociais de Portinari e para a nacional e monumental arquitetura do Grupo Carioca. Oscar Niemeyer e Lucio Costa projetaram a pretensão máxima de ampliação de escala da obra de arte: Brasília. Frustrada a utopia, irrompe o Movimento Neoconcreto, cuja crítica infligiu-se contra a arquitetura, o espaço clássico e o conceito de cultura nacional, por meio da quebra da tradicional associação simbólica entre arte e cultura. A ligação entre a arquitetura e o Movimento Neoconcreto só faz sentido se ligada à análise iconográfica, pois o exame do discurso escrito ”“ que é uma das obsessões de nossa cultura pela palavra ”“ é insuficiente para estabelecer tal ligação. Entre maquetes e instalações labirínticas de Hélio Oiticica, observa-se a crítica visual da coerência espacial imposta pela política cultural das elites brasileiras. Mais do que isso, a arte brasileira deu sua contribuição, modificando a configuração espacial da obra de arte. Foi preciso destruir a última grande regra da arte, através da morte do Plano.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Hagihara, Márcio Takeo Sobral
Data
23 de fevereiro de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Sociedade e Estado
Fonte
Sociedade e Estado; Vol. 26 No. 3 (2011); 01 | Sociedade e Estado; Vol. 26 Núm. 3 (2011); 01 | Sociedade e Estado; v. 26 n. 3 (2011); 01 | 1980-5462 | 0102-6992
Assuntos
Ciências Sociais | Sociologia | Sociologia da Arte | Arquitetura-arte | Brasília | Grupo Carioca | Oscar Niemeyer | Lucio Costa | Artes Plásticas | Hélio Oiticica | Movimento Neoconcreto | Instalação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion