-
Brazilian Common Core State Standards and curriculum by areas of knowledge: motivations and implications for teaching||Base Nacional Común Curricular y plan de estudios por área de conocimiento: motivaciones e implicaciones para la enseñanza||Base Nacional Comum Curricular e currículo por áreas do conhecimento: motivações e implicações para o ensino
- Voltar
Metadados
Descrição
The Brazilian Common Core State Standards (in Portuguese “Base Nacional Comum Curricular” – BNCC) is an official document for Brazilian Basic Education, mainly in this first quarter of the 21st century, in which so many social, economic, political and technological changes have occurred in Brazil and in the world. In this sense, this paper aims to reflect on possible motivations and implications of curricular organization by areas of knowledge in Basic Education. For this, a qualitative and documentary investigation is employed, and from a historical perspective the concept of curriculum is revisited, its conformations, and how areas of knowledge have been proposed since the National Curriculum Guidelines (in Portuguese “Parâmetros Curriculares Nacionais” – PCN) in order to analyze the curricular organization of the BNCC by area of knowledge since Elementary School and its possible motivations and impacts on teaching. It is concluded that, in general, the curricular organization by area of knowledge in the BNCC follows previous official documents and does not provide didactic guidelines on how to carry out work that integrates the curricular components.||La Base Nacional Común Curricular (BNCC) es un documento oficial para la Educación Primaria brasileña, principalmente en este primer cuarto del siglo XXI, en el que tantos cambios sociales, económicos, políticos y tecnológicos han ocurrido en Brasil y en el mundo. En este sentido, este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre posibles motivaciones e implicaciones de la organización curricular por área de conocimiento en la Educación Primaria. Para ello, se emplea una investigación cualitativa y documental, y partiendo de una perspectiva histórica, se retoma el concepto de currículo, sus conformaciones y cómo las áreas de conocimiento han sido propuestas desde los Parámetros Curriculares Nacionales (PCN) con el fin de analizar la organización curricular de la BNCC por área de conocimiento ya en la Educación Primaria y sus posibles motivaciones e impactos en la enseñanza. Se concluye que, de modo general, la organización curricular por área de conocimiento en la BNCC sigue documentos oficiales anteriores y no presenta orientaciones didácticas sobre cómo realizar trabajos que integren los componentes curriculares.||A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento oficial para Educação Básica brasileira, principalmente neste primeiro quartel do século XXI, em que tantas mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas ocorreram no Brasil e no mundo. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo refletir sobre possíveis motivações e implicações da organização curricular por áreas do conhecimento na Educação Básica. Para isso, emprega-se uma pesquisa qualitativa e documental e, partindo de uma perspectiva histórica, retoma-se o conceito de currículo, suas conformações e como as áreas de conhecimento vêm sendo propostas desde os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de modo a se analisar a organização curricular da BNCC por área do conhecimento já no Ensino Fundamental e suas possíveis motivações e impactos no ensino. Conclui-se que, de modo geral, a organização curricular por área do conhecimento na BNCC segue documentos oficiais anteriores e não apresenta orientações didáticas sobre como realizar trabalhos que integrem os componentes curriculares.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Brunieri, Hermes Talles dos Santos
Data
30 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/57155 | 10.23925/1809-3876.2024v22e57155
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista e-curriculum; Vol. 22 (2024): Fluxo contínuo; e57155 | Revista e-Curriculum; v. 22 (2024): Fluxo contínuo; e57155 | 1809-3876
Assuntos
common core state standards | educational curriculum | area of knowledge | basic education | teaching | base nacional común curricular | currículo educativo | área de conocimiento | educación primaria | enseñanza | BNCC | currículo educacional | área de conhecimento | educação básica | ensino
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion