Descrição
Na escola de Educação Infantil o fato da brincadeira acontecer em um coletivo de crianças, a torna mais rica, pois há múltiplas possibilidades para constituir e reconstituir os mais diversos vínculos entre os personagens. Cabe conhecer, nos grupos de crianças com idades diferentes, como crianças mais velhas podem afetar a brincadeira das mais novas. Observamos as brincadeiras em uma sala do Movimento Pedagógico da Escola Moderna Portuguesa (MEM) que acolhe crianças de dois a cinco anos. Para análise, tomando os papeis assumidos pelas crianças e suas ações como unidade de estudo da brincadeira, buscamos verificar se ocorrem transformações no que diz respeito à forma como as crianças mais novas interpretam os papéis. Constatamos que, na brincadeira com crianças mais velhas, as mais novas passam a assumir papéis e registramos também o aumento do número de ações na interpretação dos personagens da brincadeira. As mais novas tomam as mais velhas como modelos e passam a imitá-las o que nos remete ao conceito vigotskiano de zona de desenvolvimento próximo.