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Cabaret, carnivandalization and party: the Teatro171 in The East Zone of Belo Horizonte (MG)||Cabaret, carnavandalisation et fête Teatro171 dans la zone Est de Belo Horizonte (MG).||Cabaré, carnavandalização e festa: o Teatro171 na Zona Leste de Belo Horizonte (MG)
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Metadados
Descrição
This article analyzes practices of artistic creation in cabaret, going through Latin American theorists who address this theme, such as the author Christina Streva (2017). The objective was to identify the phenomenon of the junction between art, party, activism and other actions carried out on different fronts in the artistic scene of Belo Horizonte (MG), such as Teatro171, central part of the object of this analysis. For this, this work brought the concepts of Ileana Diéguez Caballero (2011) about liminality and communitas, as well as the term carnivandalization, a neologism that starts from the contraction of the idea of vandal carnivalization, using vandalism here as a symbolic act of destruction of monuments, paradigms and taboos. With that, such conceptual approaches seek to create a greater foundation for the investigations of artists who venture into actions outside of the Minas Gerais.||Cet article analyse les pratiques de création artistique du cabaret, en s'appuyant sur des théoriciens latino-américains qui abordent ce sujet, comme l'auteure Christina Streva (2017). L'objectif était d'identifier le phénomène de jonction entre l'art, le parti, l'activisme et d'autres actions menées sur différents fronts dans la scène artistique de Belo Horizonte (MG), comme le Teatro171, élément central de l'objet de cette analyse. À cette fin, ce travail a apporté les concepts d'Ileana Diéguez Caballero (2011) sur la liminalité et la communitas, ainsi que le terme de carnavalisation, un néologisme qui part de la contraction de l'idée de carnavalisation vandale, utilisant ici le vandalisme comme symbole. acte de destruction de monuments, de paradigmes et de tabous. Par conséquent, de telles approches conceptuelles cherchent à créer une base plus large pour les enquêtes des artistes qui s'aventurent dans des actions en dehors de l'axe du marché du Minas Gerais.
||Este artigo analisa práticas de criação artística de cabaré, perpassando por teóricos latino-americanos que abordam tal temática, como a autora Christina Streva (2017). O objetivo foi identificar o fenômeno da junção entre arte, festa, ativismo e demais ações realizadas em diferentes frentes no cenário artístico de Belo Horizonte (MG), tais como o Teatro171, parte central do objeto desta análise. Para isso, este trabalho trouxe os conceitos de Ileana Diéguez Caballero (2011) acerca de liminaridade e de communitas, bem como o termo de carnavandalização, neologismo que parte da contração da ideia de carnavalização vândala, usando aqui o vandalismo como um ato simbólico de destruição de monumentos, paradigmas e tabus. Com isso, tais aproximações conceituais buscam criar maior embasamento para as investigações de artistas que se aventuram em ações fora do eixo mercadológico mineiro.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Rocco , Marcelo | Pereira , Marina Viana
Data
22 de janeiro de 2024
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/135462 | 10.22456/2236-3254.135462
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Marcelo Rocco , Marina Viana
Fonte
Revista Cena; Vol. 42 No. 1 (2024): Dossiê Cabaré, burlesco e outros teases; 01 -11 | Revista Cena; Vol. 42 No 1 (2024): Dossiê Cabaré, burlesco e outros teases; 01 -11 | Cena; v. 42 n. 1 (2024): Dossiê Cabaré, burlesco e outros teases; 01 -11 | 2236-3254 | 1519-275X
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares