-
Cantigas para entoar risos ou a dramaturgia sonora em “Canções, Cançonetas e Caçarolas”
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artículo toma como estudio el espectáculo de circo “Canções, Cançonetase Caçarolas” de la Cia. 2 em Cena, colectivo con sede en Recife-PE. Clasificadacomo un espectáculo de bolsillo, la obra en cuestión presenta una estructuradramatúrgica basada en la musicalidad de los payasos del circo brasileño.Como sugiere el propio título, el espectáculo retoma canciones, cançonetas,chulas, parodias, canciones que integraron e integran el repertorio musical delos clowns. En este estudio buscamos analizar los elementos dramáticos y cómose articulan en la relación extrema con la música. Para ello, utilizamos comomaterial de estudio la reproducción audiovisual de lo espectáculo en un proceso de análisis a través del método de impresión de obra. Se espera, a través de estos escritos, contribuir, de alguna manera, a la investigación sobre la música y su relación con el universo circense y cómico, ampliando así los estudios sobre la interpretación sonora en la escena circense y de los clowns.||O presente artigo toma como estudo o espetáculo “Canções, Cançonetas eCaçarolas” da Cia. 2 em Cena, coletivo sediado em Recife-PE. Classificado comopocket-show, a obra em questão, apresenta uma estrutura dramatúrgica alicerçada na musicalidade dos Palhaços circenses brasileiros. Assim como o próprio título sugere o espetáculo revisita canções, cançonetas, chulas, paródias, músicas que integraram e integram o repertório musical palhacesco. Buscar-se, neste estudo, analisar os elementos dramáticos e como os mesmos se articulam na extrema relação com a música. Para tal, utilizamos como material de estudo a reprodução audiovisual do espetáculo num processo de análise através do método de work print. Espera-se, através destes escritos, contribuir, de alguma forma, para as pesquisas acerca da música e sua relação com o universo do circo e da comicidade, ampliando assim os estudos sobre a performance sonora na cena circense e palhacesca.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Francisco Alexsandro da
Data
28 de abril de 2022
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. | https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
Fonte
Dramaturgies; No. 19 (2022): Performance nas artes dramáticas, nas artes visuais e na música; 263 - 274 | Dramaturgias; n. 19 (2022): Performance nas artes dramáticas, nas artes visuais e na música; 263 - 274 | 2525-9105 | 10.26512/dramaturgias19
Assuntos
Dramaturgia sonora | Musicalidade Clownesca | Palhaçaria | Dramaturgia Sonora | Musicalidad Clownesca | Payasos
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion