Descrição
Neste artigo buscou-se analisar elementos que constituem o álbum Bluesman do cantor Baco Exu do Blues, especialmente aqueles reveladores das masculinidades negras e seus sentimentos. Destarte, construiu-se uma narrativa para entender como determinados estigmas sobre a negritude permanecem no imaginário social, bem como porque os espaços artísticos são fundamentais para expressão de liberdade da gente negra. Seguindo a interpretação do conceito de representações do sociólogo e teórico cultural Stuart Hall, refletiu-se como a produção de significados sobre o corpo do homem negro impacta em suas produções culturais. E, ao invés de pensar o conceito de reprodução, para exemplificar a influência que as mídias de massa produzem sobre o indivíduo, condicionando-o a olhar pessoas negras pela lente da estereotipagem, propõe-se refletir sobre as atualizações de determinados rótulos que permeiam as representações sobre a negritude no imaginário social. Por fim, foi explorado como as questões sentimentais, raciais e socioculturais que marcam a elaboração do álbum Bluesman impactam e causam identificação em outros homens negros.