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Caravaggio e il Maccheronico di Teofilo Folengo||Caravaggio e il Maccheronico di Teofilo Folengo||Caravaggio e il Maccheronico di Teofilo Folengo
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Metadados
Descrição
O presente estudo desenvolve a hipótese de uma afinidade entre Caravaggio e Teofilo Folengo, afirmando que a pintura do primeiro apresenta analogias estéticas e éticas com a produção em latim macarrônico do segundo. O Baldus representa um exemplo típico daquela que Genette definirá como «paródia séria»: mediante a inversão e a derrisão escarnecedora Folengo desafia a arte afetada e a deturpação dos valores cristãos. Não se trata aqui de estabelecer uma influência de Folengo sobre Caravaggio, mas sim uma analogia, em virtude de um fio de conjunção ideal, cuja presumibilidade é corroborada também pelo substrato biográfico-cultural e pelo espírito religioso comum. Seja em Folengo que em Caravaggio foram apontados os caracteres de certa modalidade da cultura lombarda de estar “contra”, a ponto de a dupla Folengo-Caravaggio parecer representar a antítese do decoro da cortesania solene de Castiglione e Rafael. O Cristo-paradoxo constitui a verdadeira fonte inspiradora para ambos. A comparação entre duas artes deve levar em conta diversos instrumentos expressivos, e isso será um dos assuntos para reflexão no texto. Se a hipótese da consentaneidade é defendida razoavelmente, por que não apontar uma componente macarrônica também na arte de Caravaggio? Deixamos para os historiadores da arte, entretanto, a decisão se cabe considerar o macarrônico uma categoria da pintura||The work of the painter Michelangelo Merisi (better known as Caravaggio) reveals ideological and stylistic affinity with the literary production in macaronic Latin by Teofilo Folengo. Baldus, Folengo’s macaronic masterpiece, constitutes a typical example of what Genette defined as “serious parody”. By turning the ideological status quo upside down and by ridiculing its stylistic values, Folengo challenges the cultural and political establishment of his time. His mockingly polemical vein scorns pedantry in art and hypocrisy in religion. This analysis does not aim at establishing an influence of Folengo on Caravaggio, but rather an analogy. Folengo’s and Caravaggio’s relatively similar biographical and culture background, plus a common religious sensibility, encourage this hypothesis. Both authors come from the Italian region of Lombardy and present the marks of their typical regional ways to show indignation through irreverence as well as Christian creed through crude realism. The paradox, perfectly embodied by Christ, represents the inspirational force for both artists who are notorious for infringing the “Renaissance decorum”. Art historians will have to consider if the macaronic can hereinafter be included among the pictorial categories. This study argues only for the proximity in ideological belief and artistic style between Caravaggio and Folengo’s macaronic plume||Il presente studio ipotizza un’affinità tra Caravaggio e Teofilo Folengo, argomentando che la pittura del primo presenta analogie estetiche e etiche con la produzione in latino maccheronico del secondo. Il Baldus costituisce un tipico esempio di quella che Genette definirà come «parodia seria»: attraverso il rovesciamento e la irrisione beffarda Folengo ingaggia tenzone contro l’arte paludata e il travisamento dei valori cristiani. Non si tratta qui di stabilire un’influenza di Folengo su Caravaggio, bensì un’analogia, in virtù di un filo di congiunzione ideale, la cui presumibilità viene corroborata anche dal substrato biografico-culturale e da comune spirito religioso. Sia in Folengo che in Caravaggio sono stati individuati i caratteri di un certo modo della cultura lombarda di essere “contro” al punto che il duo Folengo-Caravaggio sembra epitomizzare l’antitesi al decorum curialcortigianesimo di Castiglione e Raffaello. Il Cristo-paradosso costituisce la vera fonte ispiratrice per entrambi. La comparazione tra due arti deve tenere conto dei diversi strumenti espressivi, e questo costituirà uno dei soggetti di riflessione nel testo. Se l’ipotesi della consentaneità viene ragionevolmente difesa, perché non individuare una componente maccheronica anche nell’arte di Caravaggio? Agli storici d’arte, tuttavia, decidere se si possa considerare il maccheronico come categoria pittorica
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Piciché, Bernardo
Data
7 de junho de 2013
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/italianistica/article/view/116071 | 10.11606/issn.2238-8281.v0i25p51-74
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2013 Revista de Italianística
Fonte
Revista de Italianística; n. 25 (2013); 51-74 | 2238-8281 | 1413-2079
Assuntos
Caravaggio | macarrônico | Teofilo Folengo | Baldus | Merlin Cocai | Michelangelo da Merisi | paródia | Caravaggio | maccheronico | Teofilo Folengo | Baldus | Merlin Cocai | Michelangelo da Merisi | parodia | Caravaggio | Macaronic | Teofilo Folengo | Baldus | Merlin Cocai | Michelangelo da Merisi | Parody
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion