Descrição
The purpose of this article is to discuss the discursive diversity form of "Quarto de Despejo"of Carolina Maria de Jesus. We believe that in her literature there is a mix of styles and there´s also a mark of "unplacement" in it, that shows the features of our hybrid culture. In this way, we intend to explain in what moments Carolina´s literature approaches to the "great literature" models and how her language is established.||A finalidade desse artigo é discutir a problemática acerca da tensão produzida por variações de discursos, que cedem forma à experiência narrativa da “poeta do lixo” Carolina Maria de Jesus em seu diário/romance/reportagem Quarto de despejo . Entendemos que sua literatura é marcada por uma mistura de estilos literários deterritorializados, sendo capaz de ativar uma linha de fuga em relação às literaturas canonizadas, nisso incide a caracterização desse tipo de composição artística comum em países de formações culturais híbridas. Observamos nesse texto a presença de uma potência rizomática que consiste justamente na reformulação de elementos que compõem esta poética dos resíduos justapostos numa certa “deformidade” estilística para além de livros em registros.