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CATÁSTROFE! INTERAÇÕES MUSICAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E LIVROS DIDÁTICOS
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Metadados
Descrição
Este estudo é parte da pesquisa Arte, educação musical e a formação do pedagogo, que busca compreender e discutir o papel da arte na educação infantil e as possibilidades de interação do pedagogo nesse contexto. Nele analisamos de que forma o professor- pedagogo em formação se apropria de livros didáticos musicais destinados ao professor não especialista. Por meio de intervenções em turmas da educação infantil, constatou-se que os materiais não são suficientemente legíveis. As atividades propostas foram limitadas por uma compreensão bastante superficial do que pode ser um trabalho com música em sala de aula. A tendência é um apego exagerado aos procedimentos descritos nos livros e pouca liberdade para se arriscar em novas interpretações e interações não previstas. Nesse sentido, os estudantes de pedagogia não foram capazes de, naquele momento, lidar com o incerto e o imprevisto. Mais do que buscar capacitar os futuros professores no manejo com os elementos musicais, o nosso trabalho versa sobre como conjugar esses saberes com a dinâmica de ensino necessária às especificidades do campo de atuação do professor pedagogo, o que implica um trabalho interdisciplinar.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Requião, Luciana; Universidade Federal Fluminense
Data
20 de dezembro de 2018
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 26, n. 40 (2018)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion