Descrição
Specialized literature indicates that the work of school management is associated with one of the central aspects of ensuring quality education. This article aims to relate to specialized literature the main professional challenges faced by three school managers from different contexts during the period of the covid-19 pandemic in Brazil, using the method of reporting experiences. The results show that the pandemic put the role of these professionals to the test in managing scarce resources to achieve educational objectives. The conclusions of the work indicate, among other aspects, to some problems, potentialities and limits experienced by different education networks during the period of emergency remote education.||A literatura especializada indica que o trabalho da gestão escolar está associado a um dos aspectos centrais para a garantia de uma educação de qualidade. Este artigo tem o objetivo de relacionar, com a literatura especializada, os principais desafios profissionais enfrentados por três gestores escolares de diferentes contextos durante o período da pandemia de covid-19 no Brasil, a partir do método de relatos de experiências. Os resultados evidenciam que a pandemia pôs à prova o papel desses profissionais na forma de mediar os escassos recursos para a realização dos objetivos educacionais. As conclusões do trabalho apontam, entre outros aspectos, para algumas problemáticas, potencialidades e limites vivenciados por diferentes redes de ensino durante o período do ensino remoto emergencial.