-
Chico Buarque’s singing to conquer||O cantar para conquistar de Chico Buarque
- Voltar
Metadados
Descrição
In the period before the 1964 coup, with the resignation of Jânio Quadros and the rise of João Goulart, Brazil was floored by the events that brought it into conflict with its own roots. TV festivals rediscovered national popular music, giving the country a new team of composers and singers, such as Chico Buarque. The poet of a wounded generation, with his songs, his writings and his political attitude Chico helped developing a poetic rich scene in Brazilian popular music. Chico Buarque redefined poetic prose, blending sophisticated musical elements and popular culture, fine literature, with a high degree of significance, and trivial words. Thus, Chico Buarque introduced in his refined poetics harsh aspects of Brazilian daily life. Maybe that is why Chico’s peculiar language is not flat, but full of ups and downs. The poetics of Chico carries the germ of a seemingly impossible communication: although it flirts with simplicity, it touches erudition, placing itself in a complex intermediate spot. By creating his own standards of popular music, Chico was able to portray in his songs in the multiple speeches present in Brazilian society. The poetics of his songs conquers the listener/reader because it makes him recognize himself in those words, noticing in the poet’s speech his own voice. Chico turned his art into a musical and verbal statement, making room for new poetic possibilities, reshaping popular music as a space for language experimentation.||No período que antecedeu o golpe de 1964, com a renúncia de Jânio Quadros e a subida ao poder de João Goulart, o Brasil estava confuso diante dos acontecimentos que o punham em conflito com suas raízes. Os festivais televisivos redescobriram a música popular nacional, dando ao país um novo painel de compositores e intérpretes, como Chico Buarque. O lírico de uma geração ferida, com suas canções, seus escritos e sua postura política, Chico ajudou a construir um cenário poético, rico, na música popular brasileira. Chico Buarque remodelou certa prosa poética, mesclando elementos musicais elevados e cultura popular, alta literatura, com elevado grau de significação, e palavra corriqueira. Assim, Chico Buarque introduziu em sua sofisticada poética a dureza de aspectos do cotidiano brasileiro. Talvez por isso a linguagem buarquiana não seja límpida e plana; pelo contrário, é cheia de altos e baixos. A poética de Chico guarda dentro de si o germe de uma comunicação aparentemente impossível, posto que, embora corteje a simplicidade, esbarra na erudição, fixando-se num complexo meio-termo. Ao criar seus próprios parâmetros de música popular, Chico conseguiu abranger em suas canções os vários discursos que permeiam a sociedade brasileira. A linguagem das canções buarquianas conquista o ouvinte/leitor porque faz com que ele se reconheça naquelas palavras, enxergando no discurso do poeta sua própria voz. Chico Buarque fez de sua arte uma contestação não apenas musical como também verbal, abrindo espaço, logo, a novas possibilidades poéticas, reposicionando a música popular como espaço de experimentação da linguagem.
ISSN
1982-2014
Periódico
Autor
Arcuri, Mariana Conde Moraes
Data
4 de janeiro de 2012
Formato
Identificador
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/2890 | 10.17058/signo.v37i62.2890
Idioma
Editor
Fonte
Signo; v. 37, n. 62 (2012): V Colóquio Leitura e Cognição; 481-496 | 1982-2014 | 0101-1812
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion