-
Child education and decolonizing pedagogical practices: intercultural possibilities||A educação infantil e as práticas pedagógicas descolonizadoras: possibilidades interculturais
- Voltar
Metadados
Descrição
This research is based on the assumption that an Education based on / for Human Rights, which incorporates since Early Childhood Education, the right to difference in the intercultural perspective has contributed to children and blacks to positively build their identity. The main objective of this research was to analyze the pedagogical practices of the teachers of Early Childhood Education of a Municipal Education Center (CMEI) in Recife that are committed to the valorization of ethnic- racial diversity. In this context, we seek to answer: what educational practices are being developed by these teams that are committed to an antiracist education? For this, we used the assumptions of qualitative research and case study. The research subjects were: the manager, the coordinator, a teacher and two child development assistants. We used the semi-structured interview as an instrument of data collection. The analyzes showed that the practices developed in the CMEI start from the principle of incorporating the other as truly another.|| Esta pesquisa baseia-se no pressuposto de que uma Educação pautada em/para os Direitos Humanos, que incorpora desde a Educação Infantil, o direito à diferença na perspectiva intercultural tem contribuído para que as crianças e negras construam positivamente sua identidade. O objetivo principal dessa pesquisa foi analisar as práticas pedagógicas das professoras da Educação Infantil de um Centro Municipal de Educação (CMEI) no Recife que estão comprometidas com a valorização da diversidade étnico-racial. Nesse contexto, buscamos responder: quais práticas educativas estão sendo desenvolvidas por essa equipe que são comprometidas com uma educação antirracista? Para tal, recorremos aos pressupostos da pesquisa qualitativa e ao estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram: a gestora, a coordenadora, uma professora e duas auxiliares de desenvolvimento infantil. Utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. As análises evidenciaram que as práticas desenvolvidas no CMEI partem do princípio da incorporação do outro como verdadeiramente outro.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
da Silva, Tarcia Regina | Dias, Adelaide Alves
Data
11 de abril de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8314 | 10.5585/eccos.n45.8314
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 45: Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina - desafios para a educação; 117-136 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Education in/for Human Rights. Early childhood education. Interculturality. ethnic-racial relations. Pedagogical practices. | Educação Infantil.Educação em/para Direitos Humanos. Relações Étnico-Raciais. Interculturalidade.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion