-
Children and childhood in the interface of socialization. Issues to early childhood education||Crianças e infância na interface da socialização. Questões para a educação infantil
- Voltar
Metadados
Descrição
On one hand, theories and documents about children legitimize them as individuals with rights and social agents. Even if there is a gap between discourses and practices focused on childhood, children, and society, it’s possible to see that children are in center of the political and pedagogical work. On the other hand, current socialization theories point to a process that is geared by the individuals, implicating in tensions and determinations, actions and contradictory and diffuse discourses, and clashes of interests and interactions between generations, individuals, and institutions. The early childhood education, the peers groups, family, and midia are important institutions in childhood because allows children to meet and act socially. With this text, based in Childhood Studies, we intend to deal with the dynamics and articulations between children and their socialization processes aiming to offer a contribution on the socio-cultural senses produced in this interface.||De um lado, teorias e documentos acerca das crianças as legitimam como sujeitos de direitos e agentes sociais, e ainda que haja um hiato entre discursos e práticas para a infância, crianças e sociedade, já é possível perceber que as crianças devem ser o centro do trabalho político e pedagógico. De outro lado, as atuais teorias de socialização apontam para um processo que é significado pelos indivíduos, implicando tensões e determinações, ações e discursos contraditórios e difusos e embates de interesses e interações entre gerações, indivíduos e instituições. A escola de educação infantil, os grupos de pares, a família e a mídia são instituições importantes na infância, porque possibilitam para as crianças encontros, participações e atuações sociais. Com este texto, pautado no referencial teórico dos Estudos da Infância, pretendemos tratar das dinâmicas e articulações entre crianças e seus processos de socialização, com o propósito de oferecer uma contribuição sobre os sentidos socioculturais produzidos nessa interface.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Gomes, Lisandra Ogg | Leão de Aquino, Ligia Maria
Data
30 de setembro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/14092 | 10.5585/eccos.n50.14092
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 50 (2019): Educação Infantil e Suas Infâncias; e14092 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Children | Childhood | Processes of Socialization | Crianças | Infância | Processos de Socialização
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion