-
Children’s literature in the classroom: experiences with literary works of Ruth Rocha||Literatura infantil en el aula: experiencias con las obras literarias de Ruth Rocha||Literatura infantil na sala de aula: experiências com obras literárias de Ruth Rocha
- Voltar
Metadados
Descrição
The multidisciplinary character of a literary work can be a powerful ally of the teacher to form critical and plural readers. Literaturein the classroom contributes to the production of new knowledge, stimulates curiosity, the development and, aboveall, the formation of new readers. The aim of this article is to discuss the work with children's literature through a dialogic interaction in the classroom. This text is about experiences with two works of Ruth Rocha, namely: Quem tem medo de quê?and As coisas que a gente fala. From these works, to share impressions about the text read through dialogues, students and teachers were able to express their feelings, fears, sorrows and experience the power of words.||El carácter multidisciplinario de una obra literaria puede ser un poderoso aliado para que el maestro forme lectores críticos y plurales. Mucho más que una actividad en propuestas de contenido curricular, ofrecer y discutir literatura en el aula, proponer preguntas al lector, estimular la curiosidad y, por lo tanto, instigar la producción de nuevos conocimientos, es capacitar a los lectores. Trabajar con literatura infantil a través de diálogos en el aula es el tema discutido en este artículo. Este texto trata de experiencias con dos obras de la autora Ruth Rocha, a saber: ¿Quién tiene miedo de qué? y las cosas de las que hablamos. En base a estos trabajos, al compartir impresiones sobre el texto leído a través de diálogos, los estudiantes y los maestros pudieron expresar sus sentimientos, miedos, aflicciones y experimentar el poder de las palabras.||O caráter multidisciplinar de uma obra literária pode ser um poderoso aliado do professor para formar leitores críticos, plurais. Muito mais do que uma atividade inserida em propostas de conteúdos curriculares, oferecer e discutir literatura em sala de aula, propondo indagações ao leitor, estimulando a curiosidade e, instigando assim, a produção de novos conhecimentos, é poder formar leitores. Trabalhar com literatura infantil por meio de diálogos em sala de aula é o tema discutido neste artigo. Este texto versa sobre experiências com duas obras da autora Ruth Rocha, a saber: Quem tem medo de quê? e As coisas que a gente fala. Com base nessas obras, ao compartilhar as impressões sobre o texto lido, por meio de diálogos, os alunos e professores foram capazes de expressar seus sentimentos, medos, aflições e vivenciar o poder das palavras.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Carleto, Eliana Aparecida | Guimarães, Selva
Data
27 de fevereiro de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/37676 | 10.14393/ER-v24n1a2017-11
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Ensino em Re-Vista
Fonte
Ensino em Re-Vista; 2017: v. 24, n. 1 (Jan./Jun. 2017); 244-266 | Ensino em Re-Vista; 2017: v. 24, n. 1 (Jan./Jun. 2017); 244-266 | Ensino em Re-Vista; 2017: v. 24, n. 1 (Jan./Jun. 2017); 244-266 | 1983-1730 | 0104-3757
Assuntos
Literatura infantil | Sala de aula | Formação de leitores | Diálogo | Children's literature | Classroom | Training of readers | Dialog | Literatura infantil | Clase | Entrenamiento de lectores | Diálogo
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion