-
“Ciao aqui é oi”: Language Learning and On-line Socialization during Pandemic||“Ciao aqui é oi”: apprendimento delle lingue e socializzazione on-line in tempi di pandemia||“Ciao aqui é oi”: Aprendizagem de línguas e socialização on-line em tempos de pandemia
- Voltar
Metadados
Descrição
La pandemia Covid-19 ha cambiato il modo di vivere delle persone su scala mondiale ed ha costretto tutti, ad un certo punto, a ripensare alle proprie pratiche sociali e lavorative. Le strategie di insegnamento legate all'uso delle tecnologie dell'informazione e della comunicazione digitale (TIDC) – conosciute da tempo ma, effettivamente, poco esplorate e sporadicamente integrate alle pratiche didattiche – hanno iniziato ad assumere importanza quando è stato chiaro che questo modo di fare didattica sarebbe diventato l'unica possibilità di continuare ad insegnare e a imparare durante la pandemia. In questo lavoro, presentiamo come si sono costituiti ed in seguito concretizzati e sviluppati due progetti di apprendimento in telecollaborazione – nei quali due parlanti di lingue diverse si aiutano a vicenda per apprendere meglio la lingua in cui l'altro è competente – tra l'Università degli Studi di Perugia e l'Università Federale del Paranà. Il progetto pilota è stato sviluppato nella seconda metà del 2019 mentre il progetto "Ciao aqui é oi: interazioni in Teletandem tra Brasile e Italia" tra marzo e aprile del 2020. Dopo aver introdotto gli aspetti teorici e contestualizzato il Teletandem in Brasile, presentiamo il progetto come possibilità di formazione nel contesto italiano e di attività extracurricolare in quello brasiliano. In seguito, vengono fatte delle riflessioni sui momenti più rilevanti e significativi segnalati dagli studenti nelle loro “relazioni sull’interazione” consegnate dopo ogni sessione. Infine, presentiamo le nostre considerazioni finali sull’esperienza in toto.||Covid-19 pandemic has changed people’s life on a world scale and made everyone, at some point, rethink their social and labor practices. Teaching strategies linked to the use of digital information and communication technologies (ICTs) – which have been known for some time now, but little explored and effectively integrated with didactic practices - started to get attention and gain importance only when it was realized that remote teaching would become predominantly the only solution to continue both teaching and learning during pandemic. In this work, we present the constitution and development of two telecollaboration learning projects – in which two speakers of different languages help each other in order to improve the language in which the other is proficient – between Università degli Studi di Perugia and Universidade Federal do Paraná. The pilot project was developed in the second half of 2019 and the project "Ciao aqui é oi: Teletandem interactions between Brazil and Italy” in March and April 2020. We start by presenting theoretical aspects as well as contextualizing Teletandem in Brazil. Then, we talk about the project as a possibility of training in the Italian context and of extracurricular activity in Brazil. We briefly analyze the psychological and socialization implications that the “Ciao aqui é oi” project provided to participating students during lockdown. Finally, we present our reflections on the most relevant moments pointed out by the students in the “interaction reports”, delivered after each session, and make our final considerations.||A pandemia de Covid-19 mudou a vivência da população em escala mundial e fez com que todos tivessem de repensar, em algum momento, as suas práticas sociais e laborativas. As estratégias de ensino, articuladas ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIDC), há algum tempo conhecidas, mas pouco, efetivamente, exploradas e integradas às práticas didáticas, começaram a ganhar o centro das atenções quando se percebeu que o ensino remoto seria a única solução para continuar ensinando e aprendendo durante a pandemia. Neste trabalho, apresentamos a organização e o desenvolvimento de dois projetos de aprendizagem por telecolaboração – em que dois falantes de línguas diferentes se ajudam, com a finalidade de aprender melhor a língua em que o outro é proficiente – entre a Università degli Studi di Perugia e a Universidade Federal do Paraná. O projeto piloto desenvolveu-se no segundo semestre de 2019 e o projeto "Ciao aqui é oi: interações em teletandem Brasil e Itália”, nos meses de março e abril de 2020. Iniciamos por apresentar aspectos teóricos e de contextualização do Teletandem no Brasil, posteriormente, falamos do projeto como possibilidade de tirocinio – no contexto italiano – e de atividade extracurricular no contexto brasileiro. Analisamos brevemente as implicações psicológicas positivas, em termos de socialização, do projeto “Ciao aqui é oi” para os alunos participantes no período em que houve isolamento devido à pandemia. Apresentamos reflexões sobre os pontos mais relevantes apontados pelos alunos nos “relatórios de interação”, entregues após cada sessão e, por fim, tecemos nossas considerações finais.
ISSN
2238-8281
Periódico
Autor
Cunha, Karine Marielly Rocha da | Carbone Cintra, Monique | Froes, Tamiris Bura
Data
31 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/italianistica/article/view/176479 | 10.11606/issn.2238-8281.i40p44-66
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista de Italianística | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista de Italianística; n. 40 (2020); 44-66 | 2238-8281 | 1413-2079
Assuntos
Teletandem | Covid-19 | Italian as a Foreign Language | Portuguese as a Foreign Language | Socialization | Teletandem | Covid-19 | Italiano | Português Língua Estrangeira | Socialização | Teletandem | Covid-19 | Italiano come lingua straniera | Portoghese come lingua straniera | Socializzazione
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion