-
CINEMA AND HUMAN RIGHTS IN SCHOOLS: STRATEGIES FOR OVERCOMING VIOLENCE||CINE Y DERECHOS HUMANOS EN LA ESCUELA: ESTRATEGIAS PARA SUPERAR LA VIOLENCIA||CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA: ESTRATÉGIAS PARA A SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA
- Voltar
Metadados
Descrição
Cinema, education and human rights form an important triad on which we should rethink our teaching practices. The cinema is present in the school in several ways, but the field that is formed when cinema is used for educational purposes has led to research on cinema in school as alterity, investigating its use as a mere pedagogical support. Human rights make a fundamental contribution to this process, as they bring to this issue an ethical and aesthetic dimension of Audiovisual (CHION, 2011). On the other hand, we can consider that a scenario of school violence can only exist in the absence of human rights. This work reflects on cinema in school, observing the concept of Educational Curatorship (VERGARA, 1996) as a key element in the fight against violence, and as a tool for guaranteeing an Education in human rights.||El cine, la educación y los derechos humanos forman una tríada importante a partir de la cual debemos repensar nuestras prácticas docentes. El cine está presente en la escuela de varias maneras, pero el campo formado a partir de la unión del cine con la educación originó investigaciones que reflejan el cine en la escuela como la alteridad, cuestionando su uso como un mero soporte pedagógico. Los derechos humanos tienen una contribución fundamental para este proceso, ya que aportan a esta reflexión una dimensión ética y estética de Audiovisión (CHION, 2011). Por otro lado, podemos considerar que un escenario de violencia escolar solo puede existir en ausencia de derechos humanos. Este trabajo propone una reflexión sobre el cine en la escuela, observando el concepto de curación educativa (VERGARA, 1996) como elemento clave en la lucha contra la violencia y como garante de una educación en derechos humanos. ||Cinema, educação e direitos humanos formam uma importante tríade a partir da qual devemos repensar nossas práticas docentes. O cinema está presente na escola de diversas formas, mas o campo formado a partir da junção do cinema com a educação originou pesquisas que refletem sobre o cinema na escola como alteridade, questionando seu uso como mero apoio pedagógico. Os direitos humanos têm uma contribuição fundamental a dar nesse processo na medida em que trazem para essa reflexão uma dimensão ética e estética da Audiovisão (CHION, 2011). Por outro lado, podemos considerar que um cenário de violência escolar só pode existir na ausência dos direitos humanos. Esse trabalho propõe uma reflexão sobre o cinema na escola, observando o conceito de Curadoria Educativa (VERGARA, 1996) como peça chave no combate à violência e como garantidor de uma Educação em direitos humanos.
ISSN
1984-7114
Periódico
Autor
Guerreiro, Alexandre Silva
Data
7 de março de 2021
Formato
Identificador
https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/16149 | 10.14210/contrapontos.v20n1.p110-120
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Revista Contrapontos | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Contrapontos; v. 20, n. 1 (2020): CONTRAPONTOS; 110-120 | Revista Contrapontos; v. 20, n. 1 (2020): CONTRAPONTOS; 110-120 | 1984-7114 | 1519-8227
Assuntos
Cinema; Education; Human rights. | Cine; Educación; Derechos humanos. | Educação; Cinema | Cinema; Educação; Direitos Humanos.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion