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Cinema and youth: a discussion about image and ethics||Cine y juventud: una discusión sobre la ética de imagen||Cinema e juventude: uma discussão sobre ética das imagens
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Metadados
Descrição
This paper discusses recent research with young students in Pedagogy, about his relationship with narratives of TV, Internet and especially the cinema. We discuss the concept of image, emphasizing the viewer’s gaze perspective, looking at the games that take place in the space of culture, and also the discourses that circulate as a particular kind of mediation in a particular social formation. Based on Foucault, Didi-Huberman, Badiou and Ismail Xavier, among others, we emphasize the “absent presence” of images, because images are not presented to us as transparency (on the contrary, they always carry a lot of opacity). We understand that this discussion has important consequences, in terms of ethical and aesthetic education, for children, young people and especiallyteachers.||El artículo analiza los datos de las investigaciones recientes con jóvenes estudiantes de los cursos de pedagogía, sobre su relación con las narrativas de la televisión, Internet y sobre todo el cine. En los datos, discutió el concepto de imagen, con el objetivo de introducir esta discusión relevante la perspectiva de la mirada del espectador, la mirada de los juegos que tienen lugar en el espacio cultural, así como los discursos que circulan como un tipo particular de la mediación en una formación social dada. Sobre la base de Foucault, Didi-Huberman, Badiou y Ismail Xavier, entre otros, y con el uso de ejemplos de narrativas cinematográficas destacar la “presencia ausente” de las imágenes, ya que éstas, a diferencia de lo que dice el sentido común, no presentarse a nosotros como la transparencia (por el contrario, siempre llevan la opacidad de carga pesada). Entendemos que esto tiene consecuencias importantes, los puntos éticos y estéticos de la vista, para la formación del profesorado.||O artigo discute dados de pesquisa recente com jovens estudantes de cursos de Pedagogia, a respeito da sua relação com narrativas da TV, da internet e especialmente do cinema. No tratamento dos dados, debatemos o conceito de imagem, com o objetivo de introduzir nessa discussão a relevante perspectiva do olhar do espectador, dos jogos de olhar que se dão no espaço da cultura, e também dos discursos que circulam, como uma espécie particular de mediação, numa determinada formação social. Com base em Foucault, Didi-Huberman, Badiou e Ismail Xavier, entre outros, e com o recurso a exemplos de narrativas cinematográficas, enfatizamos a “presença ausente” das imagens, uma vez que estas, diferente do que se diz no senso comum, não se apresentam a nós como transparência (pelo contrário, elas sempre carregam forte carga de opacidade). Entendemos que isso tem consequências importantes, dos pontos de vista ético e estético, para a formação docente.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Bueno Fischer, Rosa Maria
Data
19 de março de 2014
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/15008 | 10.15448/1981-2582.2014.1.15008
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Educação; Vol. 37 No. 1 (2014): Dossier: Teaching, cultural and human formation processes; 42-51 | Educação; Vol. 37 Núm. 1 (2014): Dosier: Enseñanza, procesos culturales y formación humana; 42-51 | Educação; v. 37 n. 1 (2014): Dossiê - Docência, processos culturais e formação humana; 42-51 | 1981-2582 | 0101-465X | 10.15448/1981-2582.2014.1
Assuntos
Cinema. Image. Teacher education. Ethical-aesthetic education. | Cine. Imagen. La formación del profesorado. La formación ética y estética. | Cinema. Imagem. Formação docente. Formação ético-estética.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion