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Cinema of reencounters: forms of history in Cabra and in the trilogy by Vincent Carelli||Cine del reencuentro: formas de historia en Cabra y la trilogía de Vincent Carelli||Cinema do reencontro: formas da história no Cabra e na trilogia de Vincent Carelli
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Metadados
Descrição
This essay starts from situations of “to suggest an open map of comparisons between Cabra marcado para morrer (as well as the subsequent film A família de Elizabeth Teixeira) and Vincent Carelli’s trilogy (constituted by Corumbiara, Martírio and Adeus, Capitão). Whether between people or with archival images, these reencounters suggest affinities and differences between the works, thus characterizing two modes, among many other possible ones, of political cinema in Brazil. In the first mode, the interrupted experience turns the film into a process; in the second, the processes, recorded over years of activism, become films. Born in the ruins of the Coup, the first film uses fragments to show hiatus and produce bonds, elaborating the history through the dialectic between the two terms; born from processes of extermination, the second uses a fragment as an enigma that propels a work of translation and narration, while preserving the opacity of the narrated experience, which would lead to the expansion of the avaricious and restricted concept of humanity as forged by Western modernity.||Este ensayo parte de situaciones de “reencuentro” en películas-proceso, para sugerir un mapa, aún abierto, de cotejos entre Cabra marcado para morrer (así como la película posterior A família de Elizabeth Teixeira) y la trilogía de Vincent Carelli (constituida por Corumbiara, Martírio y Adeus, Capitão). Para ello, se toman escenas de reencuentro, ya sea entre personas o con imágenes de archivo, para percibir afinidades y diferencias entre las obras, caracterizando así dos modos, entre muchos otros modos posibles, de cine político en Brasil. Si en el primer modo, al verse interrumpida la experiencia, la película se convierte en un proceso, en el segundo, los procesos, registrados a lo largo de años de activismo, se convierten en películas. En el primero, nacido entre las ruinas del Golpe, el fragmento muestra un hiato y produce vínculos, elaborando la historia a través de la dialéctica entre ambos términos; en el segundo, nacido de procesos de exterminio, el fragmento es un enigma que mueve un trabajo de traducción y narración, preservando la opacidad de la experiencia narrada, lo que conduciría a la ampliación del concepto avaricioso y restringido de humanidad, como forjado por la modernidad occidental.||Este ensaio parte das situações de “reencontro” em filmes-processo para sugerir um mapa, ainda em aberto, de cotejos entre Cabra marcado para morrer (assim como o filme subsequente A família de Elizabeth Teixeira) e a trilogia de Vincent Carelli (constituída por Corumbiara, Martírio e Adeus, Capitão). Toma-se, para tanto, as cenas de reencontro, seja entre pessoas, seja com as imagens de arquivo, para perceber afinidades e diferenças entre os trabalhos, caracterizando assim dois modos, entre outros tantos possíveis, de um cinema político no Brasil. Se no primeiro modo, tendo sua experiência interrompida, o filme se torna processo, no segundo, os processos, registrados ao longo de anos de militância, se tornam filmes. No primeiro, nascido nas ruínas do Golpe, o fragmento acusa um hiato e produz liames, elaborando a história por meio da dialética entre os dois termos; no segundo, nascido de processos de extermínio, o fragmento é enigma que move um trabalho de tradução e narração, sem deixar de guardar a opacidade da experiência narrada, o que provocaria alargar o conceito avaro e restrito de humanidade, tal como forjado pela modernidade ocidental.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Brasil, André
Data
13 de janeiro de 2024
Formato
Identificador
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/1029 | 10.22475/rebeca.v12n2.1029
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 André Brasil | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Rebeca - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 12 No. 2 (2023): Rebeca 24 | Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; Vol. 12 Núm. 2 (2023): Rebeca 24 | Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; Vol. 12 No 2 (2023): Rebeca 24 | Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 12 n. 2 (2023): Rebeca 24 | 2316-9230
Assuntos
Cena do reencontro | Fragmento | Elaboração da história | Cinema político | Cinema documentário | Eduardo Coutinho | Vincent Carelli | Cabra Marcado para Morrer | Reencounter scene | Fragment | Elaboration of History | Political cinema | Reencounter scene | Fragment | Elaboration of History | Political cinema | Escena de reencuentro | Fragmento | Elaboración de la historia | Cine político | Fragmento | Escena de reencuentro | Elaboración de la historia | Cine político
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Texto