-
Circuitos latinos em SP e RJ: sentidos dos ativismos musicais migrantes||Latin circuits in São Paulo and Rio de Janeiro: Meanings of migrant musical activism
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo analisa aspectos dos circuitos musicais latinos em São Paulo e no Rio de Janeiro, buscando compreender as proximidades e disjunções entre as práticas protagonizadas por imigrantes oriundos da América Latina hispânica e os sentidos de “latinidade” que a partir daí se esboçam em cada cidade. Em um primeiro momento, retomamos algumas questões da dinâmica histórica dos (des)caminhos políticos do século XIX, nos quais uma ideia de América Latina é forjada e o Brasil desenvolve uma ambiguidade entre pertencer e não pertencer a essa noção identitária e política, construindo o latino como um Outro. Em seguida, apresentamos uma cartografia mais geral dos circuitos musicais latinos e a presença da salsa como nomenclatura guarda-chuva para uma série de ritmos, estilos e gêneros musicais do que se constrói em várias partes do mundo e no Brasil como símbolo de latinidade. Ao final, analisamos um grupo musical atuante em cada uma das cidades: o Batanga & Cia, em São Paulo, e o grupo Songoro Cosongo, no Rio de Janeiro. Buscamos assim compreender sentidos dos ativismos musicais migrantes que se articulam à construção de identidades, aos usos e dinâmicas das cidades e às formas de produção cultural e midiática alternativas que ressaltam especificidades dos contextos socioculturais de cada meio urbano analisado.Palavras-chave: comunicação, cultura urbana, circuito latino, latinidade, ativismo musical.||This article analyzes aspects of the Latin music circuits in São Paulo and Rio de Janeiro, seeking to understand the proximity and disjunctions between the practices carried out by immigrants from Hispanic Latin America and the meanings of “Latinity” that are sketched out in each city. To begin with, we return to some questions of historical dynamics of the political paths in the 19th century, in which an idea of Latin America was forged and Brazil develops an ambiguity on whether belonging or not to this notion of identity and politics, building Latino as an Other. Next, we present a more general mapping of Latin musical circuits and the presence of salsa music as a generic nomenclature for a series of rhythms, styles and musical genres of what is being built in various parts of the world and in Brazil as a symbol of Latinity. In the end, we analyze a musical group that performs in each city: Batanga & Cia, in São Paulo, and the group Songoro Cosongo, in Rio de Janeiro. We seek to understand the meanings of migrant musical activism that are articulated to the construction of identities, to the uses and dynamics of cities, and to alternative and mediatic cultural production forms that emphasize the specificities of the sociocultural contexts in each urban environment analyzed.Keywords: Latin circuit, Latinity, musical activism.
ISSN
1984-8226
Periódico
Autor
Pereira, Simone Luci | Herschmann, Micael
Data
29 de agosto de 2018
Formato
Identificador
http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2018.202.03 | 10.4013/fem.2018.202.03
Idioma
Editor
Fonte
Fronteiras - estudos midiáticos; v. 20 n. 2 (2018): Maio/Agosto; 168-180 | 1984-8226
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion