-
CITIZEN EDUCATION AND REFLEXIVITY: A look at the historical movement of Sociology Teaching in Brazil||FORMACIÓN CIUDADANA Y REFLEXIVIDAD: Una mirada al movimiento histórico de la Enseñanza de la Sociología en Brasil||FORMAÇÃO CIDADÃ E REFLEXIVIDADE: Um olhar sobre o movimento histórico do Ensino de Sociologia no Brasil
- Voltar
Metadados
Descrição
Sociology has gone and continues to go through several advances and setbacks in the history of Brazilian education. A recent setback was the end of the mandatory presence of the subject in school curricula. From this, the main objective of the article was to analyze the importance of teaching Sociology for the understanding and construction of citizenship and reflective subjects. Methodologically, a historical-documentary bibliographic research was carried out in books, scientific articles and laws that deal with the investigated theme. Many are the challenges that arise in a technical society in deep radicalization of the modernization process; faced with this scenario, and looking at the national education system, it was possible to verify that Sociology is one of the main disciplines with regard to citizenship education and reflective subjects, insofar as it seeks to develop in students, in a constructive way, a critical view of society.||La sociología ha pasado y ha pasado por varios avances y retrocesos en la historia de la educación brasileña. Un revés reciente fue el fin de la presencia obligatoria de la materia en los planes de estudios escolares. A partir de esto, el objetivo central del artículo fue analizar la importancia de la enseñanza de la Sociología para la comprensión y construcción de ciudadanía y sujetos reflexivos. Metodológicamente se realizó una investigación bibliográfica histórico-documental en libros, artículos científicos y leyes que versan sobre el tema investigado. Son muchos los desafíos que surgen en una sociedad tecnificada que atraviesa una profunda radicalización del proceso de modernización; Ante esta situación y observando el sistema educativo nacional, se pudo comprobar que la Sociología es una de las principales disciplinas en lo que respecta a la formación de ciudadanía y sujetos reflexivos, pues busca desarrollar en los estudiantes, de manera constructiva, una visión crítica a la sociedad.||A Sociologia passou e tem passado por diversos avanços e retrocessos na história da educação brasileira. Um retrocesso recente foi o fim da obrigatoriedade da presença da disciplina nos currículos escolares. A partir disso, o artigo teve como objetivo central analisar a importância do ensino de Sociologia para a compreensão e construção da cidadania e de sujeitos reflexivos. Metodologicamente, procedeu-se com a realização de uma pesquisa bibliográfica histórica-documental em livros, artigos científicos e leis que tratam do tema investigado. Muitos são os desafios que se colocam em uma sociedade da técnica em radicalização profunda do processo de modernização; diante desse quadro e olhando para o sistema de ensino nacional, foi possível constatar que a Sociologia é uma das principais disciplinas no que se refere à formação cidadã e de sujeitos reflexivos, na medida em que busca desenvolver nos educandos, de modo construtivo, uma visão crítica de sociedade.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Rodrigo Martins, Tiago | Bueno Amaral, Felipe
Data
9 de abril de 2024
Formato
Identificador
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista Cronos | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Revista Cronos; Vol. 24 No. 2 (2023): DRAGON'S DILEMMA: China's past and present under debate; 159-179 | Revista Cronos; Vol. 24 Núm. 2 (2023): DILEMA DEL DRAGÓN: El pasado y el presente de China en debate; 159-179 | Revista Cronos; v. 24 n. 2 (2023): OS DILEMAS DO DRAGÃO: Passado e presente da China em debate; 159-179 | 1982-5560 | 1518-0689 | 10.21680/1982-5560.2023v24n2
Assuntos
Sociology Teaching | Citizenship Training | Reflective subjects. | Education | Sociology | Civilization | Ensino de Sociologia | Formação Cidadã | Sujeitos reflexivos | Educação | sociologia | Civilização | Enseñanza de sociología | Formación Ciudadana | Sujetos reflexivos | Educación | sociología | Civilización
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Text | Texto