Descrição
Neste artigo, nos dedicamos a compreender as estratégias discursivas de abordagem de gênero no livro da Coleção Antiprincesas intitulado “Clarice Lispector para meninas e meninos”. A partir desta obra, buscamos mapear a relação existente entre as estratégias discursivas e a nova proposta de abordagem de gênero expressa no livro. A perspectiva de gênero que ampara as discussões propostas por esta pesquisa parte da concepção pós-estruturalista atrelada à história do movimento feminista contemporâneo, que compreende o gênero a partir de um viés relacional, e neste estudo é abordado especialmente com base em Louro (2008) e Butler (2003). O enfoque metodológico que ampara essa discussão consiste na Análise Crítica do Discurso estruturada por Norman Fairclough (2001), já que, esse delineamento permite vincular o discurso com as relações de poder e ideologia. Como resultado, destacamos rupturas no que se refere às performances de gênero desempenhadas por Clarice Lispector no livro infantil, no qual é possível observar o esforço em estabelecer relações entre o texto e o contexto, por meio de estratégias discursivas de aproximação com a realidade. A obra oferece diferentes possibilidades de representação ao apresentar uma antiescritora, com uma vida inquieta, repleta de situações de inconformação e transformação, que não seguem o padrão de uma matriz hegemônica.Palavras-chave: Gênero. Livro infantil. Antiprincesa. Discurso.||In this article, we focus on understanding the discursive strategies of gender approach in the book of the Antiprincesas Collection titled “Clarice Lispector for girls and boys”. From this literary work, we seek to map the relationship between the discursive strategies and the new proposal of a gender approach expressed in the book. The perspective of gender that supports the discussions proposed by this research starts from the poststructuralist conception tied to the history of the contemporary feminist movement that understands the gender from a relational perspective, and in this study is approached especially based on Louro (2008) and Butler (2003). The methodology that supports this discussion is the Critical Discourse Analysis structured by Norman Fairclough (2001), since this delineation allows linking the discourse with the relations of power and ideology. As a result, we highlight ruptures regarding the gender performances by Clarice Lispector in the children’s book, in which it is possible to observe the effort in establishing relations between the text and the context, through discursive strategies of approximation with reality. The book offers different possibilities of representation when presenting an anti-writer, with a restless life, full of situations of inconformity and transformation, which do not follow the pattern of a hegemonic matrix.Keywords: Gender. Children’s book. Anti princess. Discourse.