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Clube da Esquina: memory and resistance in black musical production||Clube da Esquina: memoria y resistencia en la producción musical negra||Clube da Esquina: memória e resistência na produção musical negra
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Metadados
Descrição
The present study seeks to investigate how black Brazilian music mobilizes experiences of political resistance, an aspect intrinsically related to the process of (re)memory and narrative. For him, memory is understood as a subjective movement of invocation of the past, a bell of social production based on the demands of the present. The investigation was elaborated in a cartographic perspective, carried out during a year of field work in Porto Alegre in quilombola territories and the active search for musical and cultural records derived from the city route. It was possible to list as key points of the investigation how the whitening logic historically structured in Brazil produces, for black populations, a lack of self-knowledge, an element that denotes the value of the production of memory as political resistance; the importance of the relationship between the occupation of urban territories and black music production, is to be decided, in the (re)creation of spaces of cultural belonging, dialogic encounters and, finally, the importance of black music memory as a subjective marginal formation, power of belonging and counter-normative social identification.||El presente estudio busca investigar cómo la música negra brasileña moviliza experiencias de resistencia política, aspecto intrínsecamente relacionado con el proceso de (re)memoria y narrativa. Para ello, la memoria es entendida no sólo como un movimiento subjetivo de invocación del pasado, sino de producción social a partir de las demandas del presente. La investigación fue elaborada en una perspectiva cartográfica, realizándose durante un año de trabajo de campo en Porto Alegre en territorios quilombolas y la búsqueda activa de registros musicales y culturales derivados de la ruta de la ciudad. Fue posible enumerar como puntos nodales de la investigación cuánto la lógica blanqueadora históricamente estructurada en Brasil produce, para las poblaciones negras, un desconocimiento de sí mismo, elemento que denota el valor de la producción de memoria como resistencia política; la importancia de la relación entre la ocupación de territorios urbanos y la producción musical negra, es decir, en la (re)creación de espacios de pertenencia cultural, encuentros dialógicos y, finalmente, la importancia de la memoria musical negra como formación subjetiva marginal, poder de pertenencia e identificación contranormativa social.||O presente estudo procura investigar como a música negra brasileira mobiliza experiências de resistência política, aspecto intrinsecamente relacionado ao processo de (re)memoração e narrativa social. Para tanto, a memória é entendida não só como movimento subjetivo de invocação do passado, mas como produção social a partir das demandas atuais. A pesquisa foi elaborada numa perspectiva cartográfica, sendo realizada durante um ano de trabalho de campo em Porto Alegre em territórios quilombolas e pesquisa ativa de músicas e registros culturais derivados do percurso citadino. Foi possível elencar como pontos nodais da pesquisa; o quanto a lógica de branqueamento historicamente estruturada no Brasil produz, para as populações negras, um não saber sobre si, elemento que denota o valor da produção de memória como política; a importância da relação entre ocupação de territórios urbanos e produção musical negra, ou seja, a criação de espaços dialógicos; e, por fim, a importância da memória musical negra como formação subjetiva marginal, potência de pertencimento e identificação social contranormativa.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Marques da Silva, João Victor | Hamann, Cristiano
Data
5 de janeiro de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música; Vol. 27 No. 2 (2023): Revista Debates; 82-101 | DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música; v. 27 n. 2 (2023): Revista Debates; 82-101 | 2359-1056 | 1414-7939
Assuntos
música; memória; negritude; cartografia | Música; Memória; Relações étnico-raciais. | music; memory; blackness; cartography. | música; memoria; raza; cartografía.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Peer-reviewed paper | Artículo revisado por pares | Artigo avaliado pelos pares