-
Clues for scenic tiles: elements of heritage as materiality in basic education||Pistas para baldosas escénicas: elementos del patrimonio como materialidad en la educación básica||Pistas para uma azulejaria cênica: elementos do patrimônio como materialidade na educação básica
- Voltar
Metadados
Descrição
The work reported is the result of a Working Mission of the Capes Print Internationalization Program – UFBA carried out in 2022 in the city of Évora (PT) linked to the Center for Art History and Artistic Research (CHAIA) - UEVORA. The objective of this mission was to develop an artistic pedagogical action intensifying the encounter of different knowledge between Brazil and Portugal, considering their forms of subjectivation through the establishment of creative theatrical paths, involving public space, heritage, memory, affection and belonging. The methodological approach included action planning meetings with teachers and artists; field research, identification and preparatory visits to relevant tile heritage sites in Évora; heritage discovery route with children, teachers and artists from the 3rd and 4th years of the EB1 Cruz da Picada School; guidance of two dramatic improvisation sessions with children, around the theme; conception and execution of documentary and photographic exhibition. The results obtained are aimed at improving the training of teachers, educators in general and researchers in Performing Arts Pedagogy.||El trabajo relatado es el resultado de una Misión de Trabajo del Programa de Internacionalización Capes Print - UFBA que tuvo lugar en 2022 en la ciudad de Évora (PT), vinculada al Centro de Historia del Arte e Investigación Artística (CHAIA) - UEVORA. El objetivo de esta misión fue desarrollar una acción artístico-pedagógica intensificando el encuentro de diferentes saberes entre Brasil y Portugal, considerando sus formas de subjetivación a través del establecimiento de caminos teatrales creativos, involucrando espacio público, patrimonio, memoria, afecto y pertenencia. El planteamiento metodológico incluyó reuniones de planificación de la acción con profesores y artistas; investigación de campo, identificación y visitas preparatorias a los sitios patrimoniales de azulejos relevantes en Évora; un recorrido de descubrimiento del patrimonio con los niños, profesores y artistas de los cursos 3º y 4º de la Escuela EB1 Cruz da Picada; orientación para dos sesiones de improvisación dramática con los niños en torno al tema; concepción y realización de una exposición documental y fotográfica. Los resultados obtenidos se destinan a mejorar la formación de profesores, educadores en general e investigadores en Pedagogía de las Artes Escénicas.||O trabalho relatado é resultante de uma Missão de Trabalho do Programa de Internacionalização Capes Print - UFBA realizada em 2022 na cidade de Évora (PT) vinculada ao Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) - UEVORA. O objetivo dessa missão era desenvolver uma ação artístico pedagógica intensificando o encontro de diferentes saberes entre Brasil e Portugal, considerando suas formas de subjetivação através da instauração de percursos criativos teatrais, envolvendo espaço público, patrimônio, memória, afeto e pertencimento. A abordagem metodológica abrangeu reuniões de planejamento das ações com professores e artistas; pesquisa de campo, identificação e visitas preparatórias aos locais de patrimônio azulejar relevante em Évora; percurso de descoberta do patrimônio com as crianças, professoras e artistas de 3º e 4º ano da Escola EB1 Cruz da Picada; orientação de duas sessões de improvisação dramática com as crianças, em torno do tema; concepção e execução de exposição documental e fotográfica. Os resultados obtidos voltam-se para o aperfeiçoamento da formação de docentes, educadores em geral e pesquisadores da Pedagogia das Artes Cênicas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Salume Mendonça, Célida
Data
20 de novembro de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/79614 | 10.5216/ac.v10i1.79614
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Celida Salume Mendonça | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Art on Stage Journal; Vol. 10 No. 1 (2024): The performing arts on the estages of childhood (Part I); 197-221 | Arte de la Escena; Vol. 10 Núm. 1 (2024): As Artes da Cena nos Palcos das Infâncias (Parte I); 197-221 | Arte da Cena (Art on Stage); v. 10 n. 1 (2024): As Artes da Cena nos Palcos das Infâncias (Parte I); 197-221 | 2358-6060
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion