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Coerências e contradições no lançamento do Brasil Post, o HuffPost no Brasil||Launch of Brasil Post, the HuffPost in Brazil: Coherences and contradictions
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Metadados
Descrição
Em seu discurso institucional, o pure player norte-americano The HuffPost, anteriormente Huffington Post, se coloca no mercado como um veículo que pratica um jornalismo digital “independente” e com grande participação do leitor. A versão brasileira do site jornalístico e agregador de blogs começou a ser publicada em janeiro de 2014, como a décima edição internacional da marca globalizada. O lançamento nacional foi o resultado de uma parceria de negócios entre o The Huffington Post Media Group e a Editora Abril, e suscitou interrogações quanto às possíveis contradições entre a prática de um jornalismo independente (plural e polifônico), idealizado pela marca, em contraponto a sua associação ao grupo Abril, cuja publicação mais conhecida é a revista Veja, que sustenta um posicionamento notadamente conservador e arbitrário em suas concepções políticas e sociais. Neste artigo, discorre-se acerca dessa aliança e analisam-se, qualitativamente, alguns conteúdos midiáticos decorrentes do lançamento da marca no Brasil. Busca-se entender o conceito de independência jornalística, uma definição que faz parte dos chamados princípios do jornalismo, bem como seu papel na construção da imagem do HuffPost no Brasil.Palavras-chave: jornalismo digital, HuffPost Brasil (BrasilPost), independência jornalística.||In its institutional speech, the American pure player HuffPost, previously The Huffington Post, qualifies it self in the media market as a vehicle that practices “independent” digital journalism and with great participation of the reader. The Brazilian version of the journalistic website and blog aggregator began to be published in January 2014, as the tenth international edition of the global brand. The launch was the result of a business partnership between The Huffington Post Media Group and Editora Abril, and raised questions about the possible contradictions between the practice of an independent journalism (plural and polyphonic), devised by the mark, and his association with Abril Group, whose best-known publication is the magazine Veja, which sustains a remarkably conservative and arbitrary positioning in their political and social views. In this article, we talk about this alliance and we analyze some media content resulting from the launch of the brand in Brazil. We seek to understand the concept of journalistic independence, a definition that is part of the so-called principles of journalism, as well as its role in the construction of the image of the HuffPost in Brazil.Keywords: digital journalism, HuffPost Brasil (Brasil Post), journalistic independence.
ISSN
1984-8226
Periódico
Autor
Del Vecchio de Lima, Myrian Regina | Fiebig, Manoella Fortes
Data
19 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2017.192.01 | 10.4013/fem.2017.192.01
Idioma
Editor
Fonte
Fronteiras - estudos midiáticos; v. 19 n. 2 (2017): maio/agosto; 146-159 | 1984-8226
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion