-
Collective musical composition in the training of generalist teachers:: a qualitative and interpretative approach||La composición musical colectiva en la formación de profesores generalistas:: un enfoque cualitativo e interpretativo||A composição musical coletiva na formação de professores generalistas: : uma abordagem qualitativa e interpretativa
- Voltar
Metadados
Descrição
This qualitative, interpretative study addresses the theme of musical creation/composition in the training of generalist teachers. It analyzes the processes of collective musical composition developed throughout a training program in light of the knowledge construction processes and professional learning of generalist teachers in the field of music. The formative model prioritized a pedagogical proposal based on cooperative learning processes centered around a compositional challenge conducted in small groups. The proposal aimed to create a safe learning environment potentially rich in meanings to allow future teachers to relate it with their previous structure of meanings, interests, aesthetics and, musical preferences. The realization of this planning allowed for the collection and analysis of data from 15 group portfolios and 58 individual reflections. Two main research focuses are integrated into the analytical process of this work: identifying and reflecting on the characteristics of the developed collective creation/composition processes and understanding the pedagogical implications of this approach for the pedagogical practice of future teachers. The implications of this study aim to contribute to the reflection and discussion of the processes of knowledge construction and professional learning of generalist teachers in the music field of creation/composition.||Este estudio cualitativo e interpretativo aborda el tema de la creación/composición musical en la formación de profesores generalistas. Analiza los procesos de composición musical colectiva desarrollados a lo largo de un programa de formación a la luz de los procesos de construcción de conocimiento y aprendizaje profesional de profesores generalistas en el ámbito de la música. El modelo formativo priorizó una propuesta pedagógica basada en procesos de aprendizaje cooperativo en torno a un desafío compositivo realizado en pequeños grupos. La propuesta apuntó a crear un ambiente de aprendizaje seguro y potencialmente rico en significados que permitiera a los futuros docentes relacionarlo con su estructura previa de significados, intereses, estéticas y, preferencias musicales. La realización de esta planificación permitió la recogida y análisis de datos de 15 portafolios grupales y 58 reflexiones individuales. Dos focos principales de investigación se integran en el proceso analítico de este trabajo: identificar y reflexionar sobre las características de los procesos de creación/composición colectiva desarrollados y comprender las implicaciones pedagógicas de este enfoque para la práctica pedagógica de los futuros profesores. Las implicaciones de este estudio pretenden contribuir a la reflexión y discusión de los procesos de construcción de conocimiento y aprendizaje profesional de los profesores generalistas en el ámbito musical de la creación/composición.||Este estudo de natureza qualitativa e cunho interpretativo, aborda o tema da criação/composição musical na formação de professores generalistas. Analisa as fases da composição musical coletiva desenvolvidas ao longo de um programa de formação á luz dos processos de construção do conhecimento e da aprendizagem profissional dos professores generalistas, no domínio da música. O modelo formativo priorizou uma proposta pedagógica assente em processos de aprendizagem cooperativa baseada num desafio compositivo realizado em pequenos grupos. A proposta desenvolvida teve como intuito criar um ambiente de aprendizagem seguro, potencialmente rico em significados e que permitisse aos futuros professores relacioná-la com a sua estrutura prévia de sentidos, interesses e preferências estéticas e musicais. A concretização deste planejamento permitiu coletar e analisar dados de 15 portefólios de grupo e 58 reflexões individuais. Dois principais enfoques de investigação integram o processo analítico deste trabalho: identificar e refletir sobre as características dos processos de criação/composição coletiva desenvolvidos e compreender o que representa esta abordagem pedagógica para a prática pedagógica dos futuros professores. As implicações deste estudo visam contribuir para a reflexão e discussão dos processos de construção do conhecimento e da aprendizagem profissional dos professores generalistas no âmbito da criação/composição em música.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Milhano, Sandrina
Data
18 de setembro de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.ufg.br/musica/article/view/79588 | 10.5216/mh.v24.79588
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Música Hodie
Fonte
MUSICA HODIE; Vol. 24 (2024): Música Hodie | Música Hodie; Vol. 24 (2024): Música Hodie | Música Hodie; v. 24 (2024): Música Hodie | 1676-3939 | 2317-6776
Assuntos
collective musical composition | music education | teacher training | composição musical coletiva | educação musical | formação de professores | composición musical colectiva | educación musical | formación del profesorado
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion