-
COMIXXX: Grotesque and cyborg corporalities in the independent women’s comics in Brazil||COMIXXX: corporalidades grotescas e ciborgues no quadrinho independente feito por mulheres no Brasil
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper analyzes the expression of corporality in Zine XXX, an independent publication organized in 2014 by the cartoonist Beatriz Lopes, in order to diffuse the production of women in the comic book market. Based on an analysis that seeks the convergence between feminist theories about cinema, contemporary research on female visibility and the language of comics, we seek to investigate the expression of the deviant female body in a context of author’s independent comics made by women. To this end, we will use contributions of Nochlin (2003) and Pollock (2011) on the History of Art, considering the place of women’s artistic production, as well as the historical and socio-political characteristics that influenced the construction of their work. Considering Laura Mulvey’s thesis on scopophilia, and her concept of male gaze, comprising the elements of language proposed by McLoud (1993), associated with the concepts of Feminine Grotesque (Russo, 2000) and Ciborgue (Haraway, 2000), which subsidize the analysis. We understand, through this research, that the divergences of representation that mark the female body built by the hands and from the perspective of a possible feminine look are, sometimes, marked by strangeness and dissidence. Keywords: Comics, women, body and gender, Zine XXX.||O presente trabalho analisa a expressão da corporalidade no Zine XXX. Publicação independente organizada em 2014 pela cartunista Beatriz Lopes, no intuito de veicular a produção das mulheres no mercado de quadrinhos. Partindo de uma análise que busca a convergência entre as teorias feministas sobre o cinema, investigações contemporâneas em torno da visibilidade feminina e da linguagem dos quadrinhos, buscamos investigar a expressão do corpo feminino desviante no contexto do quadrinho autoral e independente feito por mulheres. Para esse fim, usaremos as contribuições de Nochlin (2003) e Pollock (2011) sobre a História da Arte, considerando o lugar da produção artística das mulheres, assim como as características históricas e sociopolíticas que influenciaram a construção de sua obra. Utilizamos, em nossa análise, a tese da escopofilia atrelada às artes visuais, de Laura Mulvey (2011), e seu conceito de olhar masculino (male gaze), compreendendo os elementos de sua linguagem propostos por McLoud (1993), associados aos conceitos de Grotesco Feminino (Russo, 2000) e Ciborgue (Haraway, 2000), que subsidiam as análises das tiras. Por meio dessa análise, compreendemos as divergências de representação que marcam o corpo feminino construído pelas mãos das cartunistas, sob a perspectiva de um olhar feminino possível, por vezes assinalado pela estranheza e pela dissidência.Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos, mulheres, corpo e gênero, Zine XXX.
ISSN
1984-8226
Periódico
Autor
Dantas, Daiany Ferreira | Nolasco, Renata Izabel de F.
Data
30 de dezembro de 2017
Formato
Identificador
http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2017.193.10 | 10.4013/fem.2017.193.10
Idioma
Editor
Fonte
Fronteiras - estudos midiáticos; v. 19 n. 3 (2017): setembro/dezembro; 390-400 | 1984-8226
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion