-
Commitment, motivation, and the creative process: one perspective and its application in the introduction to architecture design||Comprometimento, motivação e processo criativo: um ponto de vista e sua aplicação na introdução ao projeto arquitetônico||Comprometimiento, motivación y proceso creativo: un punto de vista e su aplicación en la introducción al proyeto arquitectónico
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente trabalho apresenta um estudo de caso sobre o ensino do projeto, em uma disciplina introdutória do 2º período do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, em que a interação professor-aluno é estratégia fundamental, para alcançar as metas pretendidas. Tem por base a experiência da autora como docente, junto a Concepção da Forma Arquitetônica 2 (CFA2), integrante do Departamento de Análise e Representação da Forma daquela instituição. O método de ensino ali praticado então representa uma atuação específica para o desenvolvimento do processo projetual, atuação esta inserida numa esfera maior de discussão e experimentação conjunta de procedimentos, para capacitação do estudante de Arquitetura na criação do objeto arquitetônico. O objetivo central é, por meio do comprometimento de todos com as metas traçadas, instrumentalizar o aluno para uma postura projetual mais consciente e crítica sobre como pensar e realizar seu fazer, assim como estimular nele a vontade de caminhar para além dos estereótipos e das efemeridades contemporâneas, em que a informação excessiva anestesia a motivação e embota sua aptidão reflexiva.||El presente trabajo presenta un estudio de caso sobre la enseñanza de proyecto, en una disciplina introductoria del segundo período del curso de licenciatura en Arquitectura y Urbanismo de la UFRJ, que tiene la interacción profesor-alumno como estrategia fundamental para alcanzar las metas establecidas. Tiene por base la experiencia docente de la autora, en la asignatura Concepción de la Forma Arquitectónica 2 (CFA2), integrante del Departamento de Análisis y Representación de la Forma. El método de enseñanza que allí se practicó entonces representa una actuación específica para el desarrollo del proceso proyectivo, y esta actuación se inserta en un ámbito más amplio de discusión y experimentación conjunta de procedimientos, en la capacitación del estudiante de Arquitectura para la creación del objeto arquitectónico. El objetivo central es, a través del compromiso de todos con las metas trazadas, proporcionar instrumentos al alumno para lograr una actitud proyectiva más consciente y crítica sobre como pensar y realizar su quehacer, bien como animarlo hacia el interés por caminar para más allá de los estereotipos y de los efímeros contemporáneos, en los que la información en exceso anestesia a la motivación e insensibiliza su aptitud para reflexionar.||This paper presents a case study on how design is taught in a second-semester introductory course of the Architecture and Urbanism undergraduate program at the Rio de Janeiro Federal University (UFRJ), in which teacher-student interactions are utilized as fundamental strategies to accomplish the course goals. The findings are based on the author’s experience as a professor of the Architectural Form Conception (CFA 2) course in the Form Analysis and Representation Department at that school. This particular learning method represents a specific approach toward the development of the design process, an approach that is part of a larger set of discussions and experimentations to prepare architectural students to design objects of architecture. Using everyone’s commitments to the established goals, the main objective is to broaden students’ awareness, to provide a critical stance on the thought and accomplishment process, and to encourage them to go beyond stereotypes and ephemeral contemporary attitudes in which excessive information numbs motivation and dulls reflexive talent.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Machado, Marise F.
Data
30 de dezembro de 2013
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/81044 | 10.11606/issn.2317-2762.v20i34p34-58
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2013 Marise F. Machado
Fonte
PosFAUUSP; v. 20 n. 34 (2013); 34-58 | Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 20 No. 34 (2013); 34-58 | Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 20 Núm. 34 (2013); 34-58 | 2317-2762 | 1518-9554
Assuntos
Introduction to design. Design teaching method. Creative process. Architectural design (studying and teaching). | Introducción al proyecto. Método de enseñanza de proyecto. Proceso creativo. Proyecto arquitectónico (estudio y enseñanza). | Introdução ao projeto. Método de ensino de projeto. Processo criativo. Projeto de arquitetura (estudo e ensino).
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion