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Compreensão de professoras acerca de brincadeiras de faz-de-conta e das culturas infantis
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Metadados
Descrição
Esta pesquisa, relacionada ao tema da Infância, visa contribuir com os estudos que consideram a criança como ator social. Buscou, em síntese, analisar as compreensões de professoras que atuma com crianças de três a quatro anos de idade acerca das brincadeiras de faz-de-conta e das culturas infantis. Os sujeitos da pesquisa foram onze professoras de Educação Infantil, dentre as doze que compunham o universo de profissionais que atuavam com crianças da faixa-etária de três a quatro anos em instituições públicas Municipais de Gaspar/ SC. O instrumento utilizado na recolha dos dados foi uma entrevista estruturada com perguntas direcionadas ao tema da pesquisa que é de cunho qualitativo. A coleta dos dados ocorreu entre os meses de abril a junho de 2010. Os resultados apontam que as professoras compreendem o faz-de-conta das crianças como sendo a principal atividade no cotidiano institucional, contemplam as brincadeiras de faz-de-conta no seu planejamento, além de perceberem aspectos das culturas infantis trazidos pelas crianças de contextos não institucionais para o faz-de-conta. Porém, a brincadeira de faz-de-conta por vezes é utilizada pelas professoras como recursos, estratégias e formas de aprendizagem de conteúdos, utilizando a brincadeira de teatro e música como soluções para desenvolver atividades direcionadas. As professoras perceberem aspectos das culturas infantis trazidos pelas crianças de contextos não institucionais para as brincadeiras de faz-de-conta, principalmente provenientes do contexto familiar. O faz-de-conta das crianças para as professoras também é visto como mera imitação e não como reprodução interpretativa do universo dos adultos.
ISSN
1980-4512
Periódico
Autor
Colling, Graciele de Souza | Rausch, Rita Buzzi
Data
27 de junho de 2011
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2011n24p1 | 10.5007/1980-4512.2011n24p1
Idioma
Fonte
Zero-a-Seis; v. 13 n. 24 (2011): ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ.2011); 1-21 | 1980-4512
Assuntos
Educação Infantil | Brincadeiras de faz-de-conta | Culturas infantis | Formação de professores | 7.08.07.06-0
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa qualitativa