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Comunicação Suplementar e Alternativa: Saberes e práticas dos professores no atendimento de estudantes autistas
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Metadados
Descrição
This research focuses on proposing strategies that mitigate the communication barriers faced by non-verbal students with Autism Spectrum Disorder (ASD), as subjects of inclusive education rights, through Supplementary and Alternative Communication tools. Through this research, we sought to investigate the knowledge that teachers in the Multifunctional Resource Rooms (SRM) of municipal public schools in Umuarama-PR have regarding the use of supplementary and alternative communication resources in the development of learning for students with disorders. of the autistic spectrum. This is an exploratory research with a field research stage, with qualitative approaches, starting from the provision of a questionnaire to the 23 specialist teachers who expressed their knowledge on the topics: Assistive Technology; Educational support for students with ASD; Supplementary and Alternative Communication as a pedagogical work tool. The results identified were analyzed and discussed in the research through data analysis by Minayo (2001), and from them, it was possible to make a digital resource available to expand teachers' knowledge regarding the tools available for educational assistance in the classroom. multifunctional resource for non-verbal autistic students. All the methodological possibilities of this research sought to find ways to provide students with ASD with a better coexistence at school, in a way that contributes to their development and socialization with their peers.||A presente pesquisa tem como foco propor estratégias que mitiguem as barreiras comunicacionais enfrentadas por alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não verbais, como sujeitos de direito da educação inclusiva, por meio das ferramentas de Comunicação Suplementar e Alternativa. Buscou-se por meio desta pesquisa, investigar qual o conhecimento que os professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) das escolas públicas municipais de Umuarama-PR possuem quanto ao uso de recursos de comunicação suplementar e alternativa no desenvolvimento da aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista. Trata-se de uma pesquisa exploratória com etapa de pesquisa de campo, com abordagens de cunho qualitativo, partindo da disponibilização de um questionário para as 23 professoras especialistas que expressaram seus conhecimentos acerca dos temas: Tecnologia Assistiva; Atendimento educacional de estudantes com TEA; Comunicação Suplementar e Alternativa como ferramenta de trabalho pedagógico. Os resultados identificados foram analisados e discorridos na pesquisa por meio da análise de dados de Minayo (2001), e a partir deles, foi possível disponibilizar um recurso digital para ampliar os conhecimentos das professoras, quanto às ferramentas disponíveis para o atendimento educacional em sala de recurso multifuncional para estudantes autistas não verbais. Todas as possibilidades metodológicas desta pesquisa, buscaram encontrar formas de proporcionar aos estudantes com TEA uma melhor convivência no âmbito escolar, de forma que contribua para seu desenvolvimento e socialização com seus pares.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
da Silva Mantovi, Patricia Karla | Hummel, Eromi Izabel
Data
21 de novembro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.unespar.edu.br/incantare/article/view/9741 | 10.33871/2317417X.2024.21.2.9741
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista InCantare
Fonte
Revista InCantare; v. 21 n. 2 (2024): Dossiê Educação Inclusiva; 1-24 | InCantare; Vol. 21 No. 2 (2024): Dossiê Educação Inclusiva; 1-24 | InCantare; Vol. 21 Núm. 2 (2024): Dossiê Educação Inclusiva; 1-24 | 2317-417X | 2237-3365
Assuntos
Autism Spectrum Disorder | Augmentative and Alternative Communication | Teaching | Learning | Transtorno do Espectro Autista | Comunicação Suplementar e Alternativa | Ensino | Aprendizagem
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion