-
Concerns and changes in Arts Education: more than ever an urgency||Inquietações e mudanças na Educação Artística: mais de que nunca uma urgência
- Voltar
Metadados
Descrição
The article is written in the first person, as an exercise in reflection, from the breadth of political responsibility of an arts education teacher, involved in the crossroads of a controversial time where the dignity and indispensability of the artistic presence in schools faces an ultra liberal offensive that intends to erase it, in favor of a utilitarian school that feeds the needs of the hegemonic system and provides docile and dormant subjects. The controversies that face human dignity in the contemporary world require us to understand that, in the educational field, we do not search for a model that opposes them but that we can create possibilities of confrontation with the new.||O artigo escreve-se na primeira pessoa, como um exercício de reflexão, a partir da amplitude de responsabilidade política de um professor de educação artística, envolvido nas encruzilhadas de um tempo controverso onde se confronta a dignidade e imprescindibilidade da presença do artístico nas escolas com uma ofensiva ultra liberal que a pretende anular em favor de uma escola utilitarista que alimente as necessidade do sistema hegemónico e forneça sujeitos dóceis e adormecidos. As controvérsias que afrontam a dignidade humana no mundo contemporâneo exigem-nos entender que, no terreno educativo, não se procura um modelo que se lhes contraponha mas se criem possibilidades de confrontação com o novo.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Paiva, José Carlos de
Data
31 de agosto de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/73802 | 10.22456/2357-9854.73802
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/73802/43520 | /*ref*/AGAMBEN, Giorgio. A Comunidade que vem. Tradução de António Guerreiro. Lisboa: Editorial Presença, 1993. | /*ref*/AGAMBEN, Giorgio. O Aberto: o homem e o animal. Tradução de André Dias e Ana Bigotte Vieira. Lisboa: Edições 70, 2011. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae (Org.). Mutações do conceito e da prática. In: BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez Editora, 2008. | /*ref*/BAUDRILLARD, Jean. O paroxista indiferente. Tradução de Clara Pimentel. Lisboa: Edições 70, 1998. | /*ref*/BAUDRILLARD, Jean. O espírito do terrorismo. Tradução de Fernanda Bernardo. Porto: Campo das Letras, 2002. | /*ref*/BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2013. | /*ref*/DELEUZE, Gilles. Foucault. Tradução de Pedro Elói Duarte. Lisboa: Edições 70, 2012. | /*ref*/FOUCAULT, Michel. O que é a crítica? seguido de A cultura de si. Tradução de pedro Elói Duarte. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2017. | /*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004. | /*ref*/HAN, Byung-Chul. A sociedade do cansaço. Tradução de Gilda Lopes Encarnação. Lisboa: Relógio D”Água, 2014. | /*ref*/JIMENEZ, Marc. La querella del arte contemporáneo. Tradução de Helder Cardoso. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 2010. | /*ref*/LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. | /*ref*/MOUFFE, Chantal. Prácticas artísticas y democracia agonística. Barcelona: Universidade Autónoma de Barcelona, 2007. | /*ref*/RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Maria Correia. Mangualde: Edições Pedago, 2010. | /*ref*/RANCIÈRE, Jacques. The politics of aesthetics. London: Bloomsbury, 2004. | /*ref*/SCOTT, James C. A dominação e a arte da resistência: discursos ocultos. Tradução de Pedro Serras Pereira. Lisboa: Terra Livre, 2013.
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 4, n. 2 (2017): Abordagem Triangular: territórios e perspectivas Arte/Educativas | Revista GEARTE; v. 4, n. 2 (2017): Abordagem Triangular: territórios e perspectivas Arte/Educativas | 2357-9854
Assuntos
Arts Education. Art. Political. | Educação Artística. Arte. Político.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion