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Considerações sobre docência, formação e inserção da dança no espaço escolar brasileiro
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Metadados
Descrição
The objective of this research is to apprehend the historical and legal trajectory about the insertion of dance in school, focusing in the context of the extreme south Brazil where the research is carried out. Therefore, authors such as Strazzacappa (2011), Almeida (2016), Hoffmann (2015) and Souza (2015), among others, were
studied in order to analyze legal documents and historical-social events to support the discussion on the initiatives that make possible the consolidation of the teaching profession in dance in Brazil, especially in the State of Rio Grande do Sul. The growing number of licensed dance teachers in Brazil, coupled with the reconfiguration of the Arts area after the 1996 LDB, is under pressure to encourage public managers
to expand the field of work for these professionals, which includes including the opening of public competitions at municipal, state and federal levels. However, it is necessary to emphasize that, it is not enough just to increase the vacancies for dance teachers in formal education, since it is necessary to prepare the school environment for their reception and their inclusion both from physical-structural as well as
human and conceptual point of view.||A investigação objetiva compreender o percurso histórico e legal sobre a inserção da dança na escola, enfocando o contexto sul-rio-grandense, local onde se desenvolve a pesquisa. Para tanto, foram estudados autores como Strazzacappa (2011), Almeida (2016), Hoffmann (2015) e Souza (2015), dentre outros, com o intuito de analisar os documentos legais e acontecimentos histórico-sociais, para subsidiar a discussão sobre as iniciativas que tornam possível a consolidação da profissão de professor em dança no Brasil e, especialmente, no Estado do Rio Grande do Sul. Considera-se que o crescente número de professores licenciados em dança no Brasil, associado à reconfiguração da área de Artes após a LDB de 1996, pressiona os gestores públicos a promover a expansão do campo de trabalho para esses profissionais, o que inclui a abertura de concursos públicos em nível municipal, estadual e federal. Porém, é preciso ressaltar que, não basta o aumento de vagas para a atuação dos professores de dança nas escolas de ensino formal, uma vez que é necessária a preparação do ambiente escolar para a recepção e inclusão dos mesmos, tanto sob o ponto de vista físico-estrutural quanto humano e conceitual.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Franken Corrêa, Josiane Gisela | Hoffmann, Carmen Anita | Jesus, Thiago Silva de Amorim
Data
19 de julho de 2018
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/39902 | 10.14393/OUV22-v14n1a2018-14
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ouvirOUver
Fonte
ouvirOUver; v. 14 n. 1 (2018): Dossiê: Teatro, Epistemologia, Decolonialidade e outras Reflexões Estéticas; 194-205 | 1983-1005 | 1809-290X
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion