-
Considerações sobre o PIBID: a abordagem CTS e a formação inicial||Considerations on PIBID: The CTS approach and initial training
- Voltar
Metadados
Descrição
DOI: 10.12957/interag.2016.15917O PIBID/Biologia presente no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas aproximou a Universidade e a Educação básica, dessa forma os futuros docentes tiveram um contato mais efetivo com o ambiente de atuação profissional, desenvolvendo sua autonomia e personalidade como professor. O programa permitiu ao acadêmico em formação inicial um contato e interação com a escola, ao mesmo tempo em que apresentou um aporte teórico para a produção dos módulos didáticos. No ano de 2014 o PIBID/Biologia trabalhou com a abordagem CTS, a qual teve como intuito promover o letramento cientifico e tecnológico abrangendo um tema social presente no cotidiano do aluno. Conforme relato dos pibidianos participantes do programa, os mesmos tiveram dificuldades em trabalhar essa abordagem, porém ficaram realizados ao promover um aluno ativo e presente durante toda a construção do conhecimento. Também destacaram, que os alunos se tornaram mais participativos devido a metodologia ser diferente da tradicional. Outro aspecto importante foi a escolha dos temas “Vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano)” e “Conservação dos alimentos”, pois estes nortearam todo desenvolvimento dos módulos didáticos, e apesar das dificuldades, possibilitaram aos pibidianos uma visão ampla ao trabalhar o ensino de ciências, bem como quebraram as barreiras tornando o estudo interdisciplinar.||DOI: 10.12957/interag.2016.15917The PIBID/Biology available at Licentiate Degree in Biological Sciences enabled a closer relation between the University and Basic Education, in a way that allowed future teachers to have more effective contact with the professional performance environment, developing their autonomy and personality as teachers. The program allowed the academics in initial formation contact and interaction with the school, while at the same time presented a theoretical contribution to the production of didactic modules. In 2014 the PIBID/Biology worked with the CTS approach, which had as its aim to promote the scientific and technological literacy covering a social theme present in the daily life of the students. As reported by the participants, they had difficulty in working with this approach, but felt happy to promote active learning throughout the construction of knowledge. They also highlighted that the students have become more engaged due to the difference from the traditional methodology. Another important aspect was the choice of the topics "Vaccination against HPV (Human Papilloma Virus)" and "Conservation of food" because these have guided the development of all the didactic modules. Also, despite the difficulties, the topics have enabled students to develop a broad perspective of the work in the teaching of science, as well as to break barriers by making study interdisciplinary.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Gorlin Toledo, Adrieli | Poersch, Kelly Mayara | Grace Tobaldini de Lima, Bárbara
Data
29 de junho de 2016
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/15917 | 10.12957/interag.2016.15917
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Interagir: pensando a extensão; n. 21 (2016): JANEIRO-JUNHO; 124-133 | 2236-4447 | 1519-8847
Assuntos
Abordagem CTS | exercício da docência | processo de ensino e aprendizagem | interdisciplinaridade. | CTS approach | practice of teaching | process of teaching and learning | interdisciplinarity.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion