-
Considerations about the regulation and supervision of Hhgher education in Brazil||Considerações acerca da regulação e supervisão do ensino superior no Brasil
- Voltar
Metadados
Descrição
The aim of this article is to analyze the evaluation processes instituted by the National Higher Education Evaluation System (SINAES), under the eyes of managers of Brazilian private higher education institutions (HEIs), from various states of the country, who answered a closed questionnaire: deans, directors, deans, institutional prosecutors and course coordinators. The article comes from a research project that analyzed processes of incorporation, merger and acquisition in higher education in the country. Implemented in 2004, the System consists of three main evaluation components: institutions, courses and student performance. Data collection occurred from August / 2017 to March / 2018. The analyzes show the concerns of these managers, derived from the disagreement with the higher education evaluation model applied by the Ministry of Education (MEC). It is concluded that the SINAES is a merely technical instrument and easy to be circumvented in the incessant search for a satisfactory concept to the HEI and the undergraduate course. Finally, we question the need for the public authorities responsible for evaluating the federal higher education system to present to Brazilian society the challenges posed to the sector in contemporary Brazil.|| O objetivo deste artigo é discernir os processos avaliativos decorrentes por meio do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES e o olhar de gestores de Instituições de Ensino Superior, privadas e públicas, no Brasil, no que diz respeito aos processos avaliativos permeados a partir do SINAES. Em 2004, o SINAES é implantado por meio da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Metodologicamente, este artigo é oriundo de um projeto de pesquisa que vislumbra discutir incorporações, fusões e aquisições da Educação Superior do Brasil. Sendo assim, foi aplicado um questionário fechado a 100 gestores da educação superior de vários estados brasileiros. A coleta de dados ocorreu no período de agosto/2017 a março/2018, em vários estados brasileiros. Os sujeitos da pesquisa foram gestores de Instituições de Ensino Superior, privadas, tais como: reitores, diretores, pró-reitores, procuradores institucionais e coordenadores de curso. Conclui-se, que o SINAES é um instrumento meramente técnico, sendo, assim, fácil de ser burlado na incessante busca de um conceito satisfatório à IES e ao curso de graduação. Bem como, há inquietudes desses gestores ao não concordarem com o modelo de avaliação da educação superior no Brasil. Sendo assim, questiona-se a necessidade do Ministério da Educação - INEP explicar para a sociedade brasileira quais foram os avanços na educação, no Brasil, no século XX e XXI.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
de Oliveira, Francisco Nilton Gomes | Zorzi, Bruna de Pietro | Piovesan, Josiane Bertoldo
Data
2 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10754 | 10.5585/eccos.n52.10754
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 52: Dossiê Paulo Freire e a Onda Neoconservadora; e10754 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Avaliação | Educação Superior | Regulação | Supervisão.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion