Descrição
Este artigo propõe debater e adensar os estudos comparativos no cinema, campo carente de sistematização. Informados pelas contribuições de autores e áreas distantes – de um lado, Walter Benjamin, de outro, a astronomia -, aventamos um método comparatista próprio: as constelações fílmicas. Um exemplo de constelação (os musicais trabalhistas) é demonstrado no intuito de exercitar essa metodologia de análise, que tem como característica uma grande abertura para a sensibilidade dos pesquisadores na experiência com as imagens. As constelações advêm da liberdade de estabelecer conexões entre partes dispersas, fundada em um pensamento que escapa ao linear e busca a criação de redes entre filmes. ||This article discusses the comparative studies in cinema, a field lacking systematization. Informed by the contributions of authors and distant areas - on the one hand, Walter Benjamin, on the other, astronomy - we propose our own method: the film constellations. One example of constellation is demonstrated in order to exercise this methodology of analysis which has as characteristic a great opening for the sensitivity of the researchers in the experience with images. With freedom to establish connections between dispersed parts, constellations are based on a non-linear thought which seeks to create networks between films.