Descrição
É normal que educandos apresentem dificuldade na assimilação do conhecimento teórico da entomologia, já que exige alto grau de abstração. As atividades de campo são métodos utilizados para a redução deste impedimento, norteando uma aprendizagem significativa e amplificando o trabalho grupal. Sendo assim, este trabalho objetivou desenvolver a prática de coleta e catalogação de insetos para a confecção de coleções entomológicas nas Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante dos municípios de Guaiúba e Viçosa do Ceará. Para o desenvolvimento desse trabalho, os alunos coletaram insetos nas escolas e suas periferias, os exemplares capturados eram catalogados e inseridos em caixas entomológicas. Na execução das atividades pôde-se observar um grande comprometimento e interesse dos educandos, principalmente por se tratar de uma atividade diferenciada (fora da sala de aula); também, nas diversas fases da atividade, foi observado nitidamente o intercâmbio de conhecimentos, configurando-se assim, uma aprendizagem cooperativa, constatada por observações in loco. Ao final da disciplina foi constatado que nenhum educando necessitou de processo de intervenção educacional, uma vez que a análise das avaliações escritas e não escritas apresentou uma real assimilação do conhecimento. Nesse sentido, a confecção de coleção entomológica mostrou-se um recurso significativamente eficiente no ensino da disciplina de Entomologia Agrícola e Combate a Pragas e Doenças.