-
Construction and validation of an assessment tool for a Medical course by graduates||Elaboração e validação de instrumento de avaliação de um curso de Medicina por egressos
- Voltar
Metadados
Descrição
The assessment of higher education courses by graduates contributes to improvements in pedagogical projects, learning management and the training of future professionals. This article aims to present the validation of an assessment tool for a Medical course by graduates. The validation was carried out by judges from the areas of academic management, ethics, student assistance, scientific research and Medicine, all of whom are professors who are members of the higher education teaching profession. The main categories analyzed in the process of revising the questionnaire included: replacing words; adding terms and explanatory additions; dismembering, reordering and adding items. The instrument was validated with 33 items on a 5-point Likert scale. According to the experts, this instrument is relevant and can be adapted and applied to courses at different institutions.||A avaliação de cursos superiores, feita por egressos, contribui para melhorias nos projetos pedagógicos, na gestão da aprendizagem e na formação dos futuros profissionais. Este artigo visa a apresentar a validação de um instrumento de avaliação de um curso de Medicina pelos egressos. A validação foi feita por juízes das áreas gestão acadêmica, ética, assistência estudantil, pesquisa científica e Medicina, todos são docentes integrantes da carreira do magistério superior. As principais categorias analisadas no processo de revisão do questionário incluíram: substituição de palavras; acréscimos de termos e complementações explicativas; desmembramento, reordenação e adição de itens. O instrumento foi validado com 33 itens de escala Likert de 5 pontos. Segundo os especialistas, esse instrumento é de relevância e pode ser adaptado e aplicado a cursos de diferentes instituições.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Almeida, Maria Olívia Duarte Batistuta e | Almeida, Ricardo | Gaydeczka, Beatriz
Data
9 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/87363 | 10.5902/2318133887363
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacional
Fonte
Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional; v. 13, n. 22, 2024, publicação contínua; e87363 | Revista de Gestão e Avaliação Educacional; v. 13, n. 22, 2024, publicação contínua; e87363 | 2318-1338 | 2176-2171
Assuntos
Egressos | Ensino Superior | Medicina | Avaliação de Cursos
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion