-
Construction of social knowledge e researchs in the Brazilian context: state of art 2005-2017||Investigación sobre la construcción del conocimiento social en el contexto brasileño: estado del arte 2005-2017||Pesquisas sobre a construção do conhecimento social no contexto brasileiro: estado da arte 2005-2017
- Voltar
Metadados
Descrição
The paperoffers a broad review of the research carried out in the Brazilian context, concerning the construction of social knowledge in aPiagetian perspective. The databases consulted were Scielo, Portal de Periódicos eBanco de Teses CAPES and the digital libraries of the institutions referenced, using thefollowing terms, in advanced search: social knowledge, Jean Piaget, genetic epistemology, creed, social notions,Juan Delval,and social interaction. There were 74 references between 2005 and 2017, analyzed by the follow steps: vehicleof publication, more productive authors, more cited authors, originof theresearch institutions,age range of the participants, methodological delineations,as well as the topics addressed in the studies. It concludes, among others, on the relevance of the works and the actuality of the Piagetian work, theoretical reference whichsupports this type of understanding about the appropriation of the social world.||El texto ofrece una amplia revisión de la investigación realizada en el contexto brasileño, con respecto a la construcción del conocimiento social en la perspectiva piagetiana. Las bases de datos consultadas fueron Scielo, Portal de Revistas y Banco de Tesis de CAPES y Bibliotecas Digitales de las instituciones mencionadas en este último, utilizando los siguientes términos, en búsqueda avanzada: conocimiento social, Jean Piaget, epistemología genética, creencias, nociones sociales. , Juan Delval y la interacción social. Se encontraron 74 referencias entre 2005 y 2017, analizadas de acuerdo con los siguientes aspectos: vehículo de publicación, autores más productivos, autores más citados, instituciones de origen de investigación, rango de edad de los participantes, diseños metodológicos utilizados y los temas abordados en los estudios. Concluye, entre otros, sobre la relevancia de estos trabajos y la actualidad del trabajo de Piaget, el marco teórico que apoya este tipo de comprensión sobre la apropiación del mundo social.||O texto oferece uma ampla revisão das pesquisas realizadas no contexto brasileiro, referentes à construção do conhecimento social na perspectiva piagetiana. As bases de dados consultadas foram Scielo, Portal de Periódicos e Banco de Teses da CAPES e Bibliotecas Digitais das instituições referenciadas neste último, mediante a utilização dos seguintes termos, em busca avançada: conhecimento social, Jean Piaget, epistemologia genética, crenças, noções sociais, Juan Delval e interação social. Foram encontradas 74 referências, entre 2005 e 2017, analisadas sob os seguintes aspectos: veículo de publicação, autores mais produtivos, autores mais citados, instituições de origem das pesquisas, faixa etária dos participantes, delineamentos metodológicos utilizados e as temáticas abordadas nos estudos. Conclui-se, entre outros, a respeito da relevância desses trabalhos e da atualidade da obra piagetiana, referencial teórico que sustenta esse tipo de compreensão sobre a apropriação do mundo social.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Saravali, Eliane Giachetto | Guimarães, Taislene | da Silva, Rafaela Carolina
Data
7 de março de 2018
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/41359 | 10.14393/ER-v25n1a2018-2
Idioma
Relação
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/41359/21866 | 10.14393/ER-v25n1a2018-02
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Ensino em Re-Vista
Fonte
Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 33-56 | Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 33-56 | Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 33-56 | 1983-1730 | 0104-3757
Assuntos
Conhecimento Social | Epistemologia Genética | Estado da Arte | Social Knowledge | Genetic Epistemology | State of Art | Conocimiento social | Epistemología genética | Estado del arte
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion