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Consumo e liberdade: a anglomania nas vésperas da Revolução Francesa
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Metadados
Descrição
O presente artigo analisa a formação de uma cultura de consumo na França das décadas de 1770 e 1780, enfatizando a contribuição da anglomania nesse processo. Nas décadas estudadas percebe-se uma busca por inspiração na Inglaterra, tanto no campo político como no cultural, por meio da emulação de costumes e trajes ingleses. Entendemos ainda que os trajes do período, de acordo com Roche (2007), criavam uma cultura das aparências que delimitavam as hierarquias, definindo o pertencimento e as demarcações dos grupos sociais. Nesse sentido, Ribeiro (2001) afirma que um novo entendimento cíclico sobre a moda permitiu que novas tendências de vestuário, cada vez mais popularizadas e de fácil acesso, fossem estabelecidas, o que alterou dramaticamente a base da cultura das aparências, necessária para a manutenção das práticas e representações do Ancien Régime. Defendemos que o entusiasmo da anglomania se fez presente não apenas nos trajes, como tendência a ser seguida, mas também influenciou o entendimento da sociedade e da política. Trajes esportivos, confortáveis e propícios para atividades ao ar livre aliaram-se a questionamentos sobre a sociedade de corte e a monarquia absolutista. Junto com as práticas indumentárias, veio a exaltação da naturalidade, da espontaneidade e da liberdade, em contrapartida ao controle do corpo e dos sentimentos. O modelo burguês trazido da Inglaterra, além disso, fortaleceu e ampliou uma cultura de consumo que já florescia em Paris. Dessa maneira, visamos demonstrar como a relação Inglaterra-França, nas décadas finais do Setecentos, no campo sociocultural, associou-se com os ideais revolucionários.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Goebel, Felipe
Data
9 de abril de 2020
Formato
Identificador
https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1067 | 10.26563/dobras.v13i28.1067
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Felipe Goebel
Fonte
dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda; v. 13 n. 28 (2020); 203-232 | 2358-0003 | 1982-0313
Assuntos
Anglomania. Consumo. Antigo Regime francês. Século XVIII.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion