-
Contaminação e Quarentena: Curadoria para inglês ver
- Voltar
Metadados
Descrição
In this paper art historian Michael Asbury relates the question of new publics for art with the production and dissemination of art itself. Within this context, he traces how the expectation that Brazilian art possesses an inevitable hybrid characteristic leads to a problematic and implicit ambivalence towards its relation to canonical genealogies. Equating this ambivalent character of hybridity with the notions of contamination andquarantine he traces how the critical discourse that accompanies the art from that region has shifted from one that stresses its identitarian strategies to one of distinction from the canon. For the ‘Western’ gaze therefore it seems that the notion of hybridity acts less as a form of productive relation and more as an signifier of authenticity. Such a manufactured sense of authenticity is then problematically expected to relate to new publics for art. Asbury suggests that instead it should be through the engagement in the production, or self representation, that new publics for art may emerge.||Neste artigo, o historiador da arte Michael Asbury relaciona a questão dos novos públicos com a produção e difusão da arte em si. Dentro dessa perspectiva, ele discute como a expectativa de que a arte brasileira inevitavelmente possua uma característica híbrida leva a uma problemática e implícita ambivalência no que se refere à sua relação com as genealogias canônicas. Equiparando este caráter ambivalente do hibridismo a noções de contaminação e de quarentena, ele analisa como o discurso crítico que acompanha a arte dessa região modificou-se: de um discurso que assinalava suas estratégias identitárias para outro de distinção do cânone. Para o olhar "ocidental", portanto, parece que a noção de hibridismo age menos como uma forma de relação produtiva e mais como um significante de autenticidade. Espera-se, problematicamente, que este sentido fabricado de autenticidade conecte-se com os novos públicos para a arte. Asbury sugere, ao contrário, que será por meio do engajamento na produção, ou na auto-representação, que novos públicos para a arte deverão surgir.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Asbury, Michael
Data
7 de novembro de 2016
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/20404 | 10.26512/vis.v15i2.20404
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais; v. 15 n. 2 (2016); 254-266 | 2447-2484 | 1518-5494
Assuntos
Hibridismo cultural. Identidade nacional. Genealogias da história da arte. Derivação cultural. | Cultural hybridity. National identity. Art historical genealogies. Cultural derivation.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion