-
Contemporary signs and support: notes about Children’s and Young Adult Literature||Signos e suportes contemporâneos: notas sobre a Literatura Infantil e Juvenil
- Voltar
Metadados
Descrição
The current world design – in view of technological and paradigmatic revolutions – has encouraged constand inquiries. In this context, Children’s and Young Adult Literature tries to create new interfaces with Education, a challenge that calls for an investigation of theoretical and methodological aspects ancillary to the development of an aesthetic and critical reception which can be more adequate for the contemporary reader. In the light of these presuppositions, this article aims at identifying some aspects of the contemporary production for children and young adults concerning themes, support and narrative structure. The perspective of comparative literature allows us to outline reading modes that can contribute to the development of a more adequate aesthetic and critical reception by our budding-readers.||Resumo: O design do mundo atual - em face das revoluções tecnológicas e paradigmáticas - tem provocado indagações constantes. Nesse contexto, a Literatura Infantil e Juvenil procura criar novas interfaces com a Educação. Desafio que impulsiona uma investigação de aspectos teóricos e metodológicos subsidiários ao desenvolvimento da recepção estética e crítica mais adequada ao leitor contemporâneo. No presente artigo, orientados por proposições de G. Agamben e de M. Maffesoli, destacamos alguns sinais da contemporaneidade. À luz desses pressupostos, identificamos aspectos da produção contemporânea para crianças e jovens no âmbito da temática, dos suportes e diagramas narrativos. O viés do comparativismo literário propicia traçarmos formas de leitura que podem contribuir para o desenvolvimento de uma recepção estética e crítica mais adequada ao nosso leitor em formação.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Cunha, Maria Zilda
Data
15 de dezembro de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Fonte
FronteiraZ. Journal of the Postgraduate Studies in Literature and Literary Criticism Program; No. 17 (2016); 93-109 | FronteiraZ. Revista del Programa de Estudios Posgrado en Literatura y Crítica Literaria; Núm. 17 (2016); 93-109 | FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária; n. 17 (2016); 93-109 | 1983-4373
Assuntos
Leitor | Literatura Infantil e Juvenil | suportes e signos contemporâneos. | Reader | Literature for young readers | Support and contemporary sign system
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion